sábado, 26/julho/2025
PUBLICIDADE

CDL Sinop manifesta profunda preocupação com o impacto do aumento das tarifas dos EUA

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop divulgou nota, neste sábado, manifestando preocupação com os impactos econômicos decorrentes do anúncio de novas tarifas comerciais por parte dos Estados Unidos aos produtos brasileiros. “Embora compreendamos o contexto geopolítico global, ressaltamos que medidas dessa natureza atingem diretamente a base produtiva e exportadora do Brasil, com reflexos imediatos na economia de Mato Grosso”, ressaltou o texto.

O governo americano mantém para o próximo dia 1º o aumento nas tarifas para exportação de produtos florestais, carnes, café, sucos, pescados, couros, complexos soja e demais. O aumento deve chegar a 50% e a projeção das entidades de cada setor é de queda considerável nas exportações para os Estados Unidos.

Segundo o orgão, MT é o 4º maior exportador do Brasil e responsável por mais de US$ 27 bilhões em exportações, com saldo líquido de US$ 24 bilhões na balança comercial. Além disso, apresentou o maior crescimento do PIB dentre todas as unidades da federação ao longo dos últimos 20 anos. Mato Grosso apresentou uma variação real acumulada de 154,7% entre 2002 e 2022, o que corresponde a uma taxa geométrica média de crescimento de aproximadamente 4,8% ao ano, segundo a Secretaria de Planejamento do Estado.

O Estado ainda é reconhecido por sua força no agro, no comércio e na geração de emprego e renda, que depende de um ambiente estável e previsível para continuar crescendo. no comunicado, o presidente Edmundo Costa Marques Neto, acrescenta que “a dinâmica econômica do setor industrial e do comércio de Mato Grosso dependem diretamente da boa performance das exportações oriundas do agronegócio”.

Num momento em que o crédito está caro, com a taxa SELIC em 15% ao ano e o produtor encontra dificuldades para manter suas atividades, o manifesto destaca que a imposição de barreiras comerciais intensifica a insegurança e limita a capacidade de investimento de todo o setor produtivo. As incertezas do cenário econômico e as condições de crédito adversas também inibem a intenção de compras dos consumidores, o que afeta diretamente o comércio varejista e a prestação de serviços.

A CDL Sinop defende o diálogo institucional como única via legítima para a superação de impasses internacionais e acredita que a cooperação entre os países, o respeito aos acordos comerciais e a estabilidade econômica são princípios indispensáveis para garantir o abastecimento global, preservar empregos e assegurar o bem-estar da população. “Seguiremos atentos, ouvindo nossos associados, acompanhando os desdobramentos e prontos para contribuir com todas as esferas do poder público e da sociedade na construção de soluções que priorizem a economia, o trabalho e o futuro de Mato Grosso”, conclui o presidente Costa Marques.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE