O presidente da Câmara de Sorriso, Hilton Polesello (PTB) e os vereadores Leocir Faccio (PDT), Vanzella (DEM) e Chacrinha (PR) visitaram no último sábado (27) a Fazenda Santa Maria da Amazônia, onde o CAT – Clube Amigos da Terra de Sorriso realiza o Projeto de Educação Ambiental Integrado para a proteção do Solo, Água, Flora e Fauna "Sorriso Vivo".
Os parlamentares foram recebidos pelo proprietário da fazenda e vice-presidente do CAT, Darcy Ferrarin, pelo presidente da entidade, Alfeo Trecenti, pela responsável administrativa, Lenira Arsego e pela Diretora de Gestão, Cynthia Moleta Cominesi.
O objetivo do encontro foi apresentar a Vitrine Tecnológica de Reposição Florestal, realizada pelo CAT dentro do projeto "Sorriso Vivo" e buscar parceria com a Câmara Municipal para divulgação dos trabalhos do CAT em nível nacional. "Precisamos melhorar a visão ruim de que nosso estado é o grande vilão do desmatamento. Temos grandes avanços nas questões ambientais, mas precisamos divulgar esses feitos nacionalmente", diz Ferrarin, acrescentando que é necessário unir forças para mostrar ao país o modelo de sistema sustentável que Sorriso desenvolve.
Segundo o presidente da entidade, os projetos que o CAT Sorriso tem desenvolvido comprovam que é possível produzir com qualidade e quantidade, preservando a biodiversidade. Mas, segundo ele, os avanços que Sorriso teve na questão ambiental precisam ser divulgados. "Os produtores estão assumindo sua responsabilidade ambiental e já temos 550 hectares de área reflorestada. Nosso projeto visa a integração lavoura-pecuária, o plantio direto e já contamos com o plantio de 5 mil mudas, com mais de 80 espécies nativas em nossa vitrine tecnológica. Precisamos de apoio para divulgar isso e destacar Sorriso no cenário nacional", afirma Trecenti, fazendo aos vereadores uma breve explanação sobre a importância da recuperação de áreas degradadas e de como foi o processo de instalação da vitrine tecnológica de reposição florestal.
Polesello pôs a Câmara à disposição da entidade para ajudar na divulgação do projeto, através da Assessoria de Imprensa da Casa e sugeriu ainda que a parceria se estenda à administração municipal. "Vamos sim unir forças para atingir esse objetivo tão nobre, que é levar o nome de Sorriso a todo país, como exemplo de sustentabilidade e preservação ambiental", garantiu.