PUBLICIDADE

Cassado, Riva deixa Assembleia e Savi assume a presidência

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa abriu ontem o último semestre da atual legislatura que se encerra em 31 de janeiro, já que em 3 de outubro em primeiro turno acontecem as eleições onde serão escolhidos os deputados estaduais, federais, senadores e possivelmente os governadores e presidente da República, caso não haja o segundo turno previsto para 31 de outubro. Parlamentares decidiram que, até o final do pleito, só haverá sessões às quartas-feiras.

A reabertura dos trabalhos, após 22 dias de recesso, foi feita pelo ainda presidente José Riva (PP), que pediu a palavra pela ordem, utilizou a tribuna e relatou que “por vontade própria” estava se afastando da direção do Poder Legislativo para recorrer a instância superior por ter sido “injustamente cassado por algo que não fez, que foi compra de votos”. Riva foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral nas eleições de 2006 por suposta compra de votos no município de Santo Antônio de Leverger. Mas, na prática, Riva está deixando a Assembleia porque teve diploma cassado, semana passada, e, segunda-feira foi rejeitado recurso pelo TRE. Riva está recorrendo ao TSE. Não foi confirmado ainda quem é o suplente de deputado convocado para assumir o mandato de deputado.

Riva passou a presidência do Poder Legislativo para o primeiro vice-presidente e líder do governo, deputado Mauro Savi (PR), cargo que já ocupou por seis vezes, sendo que desde que chegou no Parlamento Estadual eleito em 1994 e empossado em 1995 sempre esteve nos dois principais cargos de gestão da Casa de Leis, ou na presidência ou na 1ª secretaria.

Como se vive um clima de eleição, antes do recesso do meio do ano, os parlamentares se reuniram e decidiram que até o final da disputa só se reuniriam uma vez por semana, as quartas-feiras, quando serão realizadas três sessões ordinárias e outras extraordinárias que se fizerem necessárias para a apreciação de matérias consideradas essenciais ou emergenciais.

(Atualizada às 09:48h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE