PUBLICIDADE

Cassado em 2009, Miranda é eleito governador pela 3ª vez no Tocantins

PUBLICIDADE

Cinco anos depois de ser cassado durante seu segundo mandato, o empresário Marcelo Miranda (PMDB) foi eleito, no primeiro turno, governador do Tocantins. É a terceira vez que ele assume o cargo. Miranda derrotou Sandoval Cardoso (SD) atual governador do Estado.

Natural de Goiânia, Marcelo Miranda é empresário e disputou o primeiro cargo público em 1990, quando foi eleito deputado estadual pelo PFL (atual DEM). Conseguiu reeleger-se para o cargo nas duas eleições seguintes. Em seguida, venceu duas eleições para governador do Estado, em 2002 e 2006, desta vez pelo PMDB.

Miranda ficou no comando do Estado até 2009, quando foi cassado por abuso de poder econômico e político na eleição anterior. Ele e o vice, Paulo Sidnei (PPS), foram acusados de distribuir a eleitores brindes, prêmios, casas, óculos, cestas básicas e consultas médicas por meio do programa social do governo, sem autorização legislativa e sem previsão orçamentária.

A denúncia foi feita pelo segundo colocado das eleições na época, o tucano José Wilson Siqueira Campos. Ao julgar o caso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou que uma eleição indireta fosse realizada pela Assembleia Legislativa do Tocantins, por entender que Campos não tinha a maioria dos votos válidos para assumir no lugar do adversário. Miranda não recorreu e foi substituído, em 2009, pelo então presidente da Casa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), cargo depois ocupado por Sandoval Cardoso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jayme defende isenção de Imposto de Renda para todos os aposentados

O senador Jayme Campos (União) defendeu, em pronunciamento no...

TCE aponta superávit e aprova contas da prefeitura de Matupá

O Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso...

Sorriso: Alei firma convênios para auxiliar entidades assistenciais

O prefeito Alei Fernandes (União) assinou, esta manhã, três...
PUBLICIDADE