O TRF – Tribunal Regional Federal- decidiu hoje que será a justiça federal quem julgará o caso do superfaturamento de maquinários, comprados pelo governo de Mato Grosso, no final da gestão do ex-governador Blairo Maggi. A decisão foi tomada ontem à noite. Há duas ações tramitando – uma na esfera estadual e outra na federal.
Agora, ambas vão pra federal. O juiz federal Julier da Silva deve prosseguir com a perícia nas patrol, pás-carregadeiras e caminhões que foram entregues para prefeituras. São 408 caminhões e 297 máquinas.
O superfaturamento passaria de R$ 44 milhões. o governo estadual emprestou R$ 241 milhões do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- para fazer a aquisição.
Donos de empresas já prestaram depoimentos para a delegacia fazendária do Estado. O Ministério Público também apura o caso e não foi confirmado quando deve concluir inquérito.
Há poucos dias, o juiz Julier da Silva boqueou as contas dos investigados incluindo as dos ex-secretários de Administração Geraldo de Vitto, e Infraestrutura, Vilceu Marchetti, além das empresas que participaram do processo da venda dos equipamentos.