PUBLICIDADE

Casa de Passagem é inaugurada em Sinop e acolherá até 25 pessoas em situação de rua

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Com o objetivo de acolher as pessoas em situação de rua, a Casa de Passagem de Sinop foi inaugurada pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, na tarde desta quarta-feira. O local, que antes era mantido por entidades, passou a ser gerenciado pela secretaria em abril deste ano.

Para a primeira-dama e secretária da pasta, Scheila Pedroso, a inauguração da Casa de Passagem marca a mudança na vida de inúmeras pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. “Esse é um grande passo para o nosso município. Desde que assumimos, conseguimos oferecer um atendimento mais humanizado, pensando na autonomia financeira e na mudança de vida de cada um dos usuários. Tenho muito orgulho em ver que em pouco tempo já temos exemplos de vidas que foram transformadas por meio deste serviço”, afirmou a secretária, agradecendo também a toda equipe da unidade e os empresários que contribuem com o local.

Um dos exemplos a que a secretária se refere é o senhor Pedro Luiz Correa, 53, que contou sua história de superação durante o evento de inauguração da Casa.“A Casa de Passagem é um local onde a pessoa chega engatinhando e sai voando. Aqui as pessoas vêm de longe, muitas vezes sem ter nem um café pra tomar, com a roupa rasgada, e recebem apoio. Recebem um rumo. Eu não tenho palavras para agradecer! O nosso prefeito Roberto Dorner e a primeira-dama Scheila estão de parabéns”, contou emocionado, relembrando sua trajetória ao sair da cidade de Montauri, no Rio Grande do Sul, e chegar a Sinop.

A Casa de Passagem abriga hoje 16 pessoas em situação de rua, tendo capacidade para receber até 25. A estrutura fica na rua dos Monjoleiros, no Jardim das Palmeiras. Por meio da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, o local oferece apoio psicossocial, incentivo ao vínculo familiar e acesso ao mercado de trabalho.

“Esse é um trabalho humanizado que vem de encontro a tudo o que acontece em nossa cidade. Nós queremos ser diferentes, e para sermos diferentes precisamos trabalhar. Esse trabalho é feito em conjunto com as secretarias, câmara de vereadores, empresários, entidades, e a sociedade como um todo. É assim que conseguimos resultados positivos como esses”, destacou o prefeito Roberto Dorner.

Durante o evento também foi lançado o Projeto “Adote uma Vida”, que atenderá pessoas em situação de vulnerabilidade extrema. O objetivo é promover um vínculo afetivo entre aqueles que mais precisam e cidadãos que estejam dispostos a doar seu tempo e carinho ao próximo.

Outro destaque durante a cerimônia de inauguração da Casa de Passagem, foi o “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora”, um projeto que busca promover o acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, e que está previsto em Lei Municipal desde o dia 9 de agosto de 2021.

O “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora” tem como parceiros o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Procuradoria Geral do Município, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, e as secretarias municipais de Saúde, de Educação, Esporte e Cultura, e Defensoria Pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE