O Cartório Eleitoral reinicia hoje o período de alistamento de novos eleitores em Sinop. Novos títulos eleitorais não estavam sendo emitidos desde o dia 03 de maio, devido o período eleitoral. A partir de hoje, também poderão ser feitas transferências de domicílio e solicitação de segunda via.
Para se cadastrar ou transferir o título, o eleitor deve levar um documento de identificação, comprovante de residência e, no caso de transferência, o atual título. Homens maiores de 18 anos também devem apresentar comprovante de alistamento militar. Para fazer o título é preciso ter, no mínimo, 16 anos.
Sinop possui o quarto maior eleitorado do Estado, perde apenas para Cuiabá, Várzea Grande Rondonópolis. Entre os meses de novembro e maio o município recebeu quase cinco mil novos eleitores e hoje possui 66.421 cadastrados. O crescimento foi de 8%.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o eleitorado masculino é 2,6% maior que o feminino no município. Dos eleitores, 34.068 são homens e 32.340 são mulheres. A maioria dos eleitores possuem entre 25 e 44 anos.
O cadastramento também deverá ser feito nos municípios de Vera, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem e União do Sul, que pertencem a 22ª Zona Eleitoral de Sinop.