PUBLICIDADE

Capacitação aborda impacto das decisões do TCE no processo eleitoral

PUBLICIDADE

"Impacto das decisões do Tribunal de Contas de Mato Grosso no processo eleitoral" foi o tema debatido no evento de capacitação aos gestores públicos sobre "Regras de Final de Mandato e Ano Eleitoral", realizada pelo Tribunal de Conta do Estado (TCE), ontem.

O facilitador da palestra, Conselheiro substituto Luiz Henrique Lima destacou que um dos assuntos abordados no curso é a Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), e foi debatido sobre em quais hipóteses as irregularidades podem gerar inelegibilidade. Luiz Henrique ainda declarou a responsabilidade quanto à lista de gestores inelegíveis "quem declara quais gestores estão inelegíveis não são os Tribunais de Contas e sim a Justiça Eleitoral".

Além disso foi debatido as formas de atuação do TCE-MT, sendo elas de caráter Preventivo (controle concomitante, alerta e representação), Orientativo (consultas, cursos, seminários e palestras) e Punitivo (aplicação de sanções legais).

De acordo com o conselheiro presidente do TCE – MT, José Carlos Novelli o assunto é importante pois 2012 além de ser ano eleitoral é o primeiro em que a Lei da Ficha Limpa terá vigência efetiva. "É necessário aprofundar o estudo, porque a decisão do Tribunal pode refletir no futuro de muitos gestores públicos. O Tribunal quer ser o mais responsável possível na apreciação desse tema", disse

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE