sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Candidatos a reitoria da UFMT apresentam propostas em Sinop

PUBLICIDADE

Deve terminar no final desta manhã, o debate entre os candidatos a reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que está ocorrendo no campus sinopense. Maria Lucia Cavalli Neder (que busca a reeleição), Fernando Nogueira e Edinaldo de Castro e Silva, juntamente com seus respectivos vices, apresentaram propostas, responderam perguntas formadas pela comissão de consulta e também questionamentos dos acadêmicos.

O evento teve momentos de “farpas” entre os candidatos. Um destaque envolveu Maria Lucia e o candidato Fernando Nogueira (reitor entre 1996 a 2000) sobre o Reuni – programa do governo Federal para apoiar a reestruturação e expansão das Universidades Federais. Fernando apontou “não acreditar” no programa e ser um processo demorado. Maria Lucia, por sua vez, afirmou que se não tivesse aderido e acreditado na proposta, a universidade não teria conseguido ampliar o quadro de mestres e doutores (atualmente soma mais de 500), bem como, a oferta de cursos pós-graduações (mais de 40 entre mestrados e doutorados).

A atual gestora destacou ainda que, por meio do programa, não teria conquistado cerca de R$ 120 milhões nos últimos anos para o Hospital Universitário, onde “o senhor Arlan [candidato a vice reitor pela chapa 3] foi diretor e, ao que me lembro, não trouxe um recurso em sua gestão”, disse. O programa cria condições para que as universidades federais promovam a expansão física, acadêmica e pedagógica. Foi criado em 2007, com previsão de conclusão para este ano. Lúcia destacou que buscará mais apoio do Reuni 2.

Na apresentação das propostas, a chapa “A UFMT é você, somos todos nós”, de Lúcia, enfatizou os trabalhos já promovidos, dando destaque para a continuidade deles. Para Sinop, ela reforçou a abertura do restaurante universitário, que deve ocorrer a partir de abril, “mesmo em local improvisado, até ocorrer o processo de licitação”, e a autorização para inclusão do curso de medicina, anunciado ontem, conforme antecipou Só Notícias. Ela destacou ainda que o objetivo é abrir seis novos cursos de graduação, “dois em cada grande áreas de atuação”. O candidato a vice, João Carlos de Souza, destacou que os trabalhos serão em busca da “excelência” para a instituição.

A chapa 2, “A UFMT em primeiro lugar”, de Fernando e Marta Pontin Darsie, destacou aos acadêmicos que o objetivo, caso eleitos, é tornar a universidade cada vez mais moderna, atuante e comprometida. Entre as propostas, estão quesitos como qualidade de ensino e excelência acadêmica, interação entre a universidade e sociedade, valorização profissional, capacitação dos profissionais que compõe o quadro da instituição e a consolidação dos cursos novos ou daqueles em fase de implantação.

Já a chapa 3, denominada “Renovar para avançar”, liderada por Edinaldo de Castro e, pelo candidato a vice, Arlan de Azevedo Ferreira (ex-presidente do Conselho Regional de Medicina em MT), apresentou vários “princípios”, entre eles a proposta de estimular a criação de grupos de pesquisa, dando apoio estrutural e, também, fomentando os já existentes. A modernização dos espaços didáticos da instituição também foi um item discutido pelos candidatos, que querem uma gestão participativa com a comunidade, além de fortalecer a política de assistência estudantil. Em discurso, Arlan destacou a necessidade da inclusão de medicina no campus sinopense, no entanto, enfatizou que para isso é necessário que haja estrutura.

As eleições estão marcadas para 18 de abril. Os candidatos ainda debaterão propostas no hospital universitário Júlio Muller, em 4 de abril e, no campus de Cuiabá, dia 11. Conforme Só Notícias informou, atualmente no campus de Sinop conta com 2,9 mil alunos entre os dez cursos de graduação.

(fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE