sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Candidatos a prefeito e vice em Sinop são multados por propaganda irregular em rede social

PUBLICIDADE

O juiz da 22ª Zona Eleitoral, Cleber Luis Zeferino de Paula, acatou a representação eleitoral formulada pelo Ministério Público Eleitoral contra Dalton Martini (PP), Rosana Martinelli (PR) e Fernando Assunção (PSDB). A alegação do órgão é que os três candidatos ao Executivo cometeram propaganda irregular na rede social Facebook. Cada um foi multado em R$ 5 mil. Eles podem recorrer da decisão.

De acordo com a representação, os três inseriram “postagem aberta ao público em geral, com nome do partido político e convite para participação em convenção municipal, em benefício de futura campanha eleitoral nas eleições municipais vindouras”. Os três, por outro lado, alegaram improcedência nas alegações do MPE, sob a justificativa de que “não houve pedido explícito de votos”.

Para o juiz, no entanto, a argumentação das defesa foi “irrelevante” ao alegar que não houve pedido de votos. “A irregularidade consiste na realização de propaganda eleitoral antes do período permitido e utilizando-se de conteúdo e meio vedados, sendo irrelevante, portanto, a existência ou não de pedido de votos”.

O magistrado destacou ainda que “a alegação de que a propaganda foi retirada imediatamente após a notificação, por si só, também não isenta de responder pelo ilícito praticado, posto que a publicação realizada na rede social é capaz de atingir milhares de pessoas em questão de minutos, fazendo com que a disputa entre os pré-candidatos seja desequilibrada”.

Fernando Assunção é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo empresário Roberto Dorner (PSD), da qual são aliados os partidos PSDB, PPS, DEM, PSDC, PEN e PSB.

Martini, por outro lado, concorre a prefeito, e encabeça chapa que tem como aliados o PDT, PRTB, PT do B, PSL, SD, PRB, PSC, PHS e a REDE.

Na chapa de Rosana, também candidata ao Executivo, estão, além do PR, PMDB, PV, PMB, PTB, PMN, PTC, PC do B,  PTN, PROS e PT. 

(Atualizada às 18:59h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE