O governo de Mato Grosso anunciou que, começa nesta 2ª feira (24) instalar as 5,5 mil câmeras de monitoramento nas escolas estaduais. As primeiras câmeras, ainda em fase de testes, serão colocadas em unidades escolares de Cuiabá. A ação faz parte do Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas e acontece nesta primeira etapa como fase de teste.
Os equipamentos contam com um sistema avançado de filmagem, rotação em 360 graus, zoom e reconhecimento facial, com a finalidade de auxiliar o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais nas unidades.
“A instalação dos equipamentos faz parte do programa Vigia Mais MT, criado através da lei, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, com a finalidade de ampliar a cooperação técnica entre a secretaria de Educação e secretaria de Segurança Pública para fortalecer a segurança nas escolas da rede”, detalhou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.