A presidente do Legislativo, Sinéia Abreu (PSDB), encaminhou esta semana o requerimento, aprovado pelos vereadores na última sessão, ao prefeito Nilson Leitão, solicitando cópia do processo licitatório referente à implantação do sistema de esgoto sanitário no município.
Os vereadores querem saber todas as informações relacionadas a obra, na sua totalidade, já que a Construtora Gautama, que ganhou a licitação, inicialmente responsável pelos serviços no município, está envolvida no escândalo de superfaturamento de obras em vários Estados brasileiros e está sendo investigada pela Polícia Federal.
Ainda de acordo com a presidente, além de requerer a cópia do processo licitatório, foi solicitado também cópia do contrato da obra de esgoto entre a prefeitura e a empresa. “Com base nesses documentos que a prefeitura irá nos encaminhar, os vereadores poderão tirar todas as suas dúvidas em relação a obra”, explica Sinéia Abreu.
Após a Operação Navalha, que culminou com a prisão de 47 pessoas, dentre elas o prefeito Nilson Leitão e o ex-secretário de Desenvolvimento Jair Pessine, que estavam entre os primeiros que prestaram esclarecimentos para o STJ e foram liberados, o BNDES decidiu adiar a liberação do financiamento de R$ 40 milhões para ser feita a obra em 40% da cidade. Mas Sinop continua apta para receber o financiamento porque o projeto técnico foi classificado em primeiro lugar pelos técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a operação ( liberação do empréstimo) teve aprovação do Senado, Banco Central e Tesouro Nacional.
O prefeito Nilson Leitão anunciou, na entrevista coletiva que concedeu quarta-feira à tarde, que não há “nenhuma irregularidade na licitação, disputada por 10 empresas e vencida pelo consorcio Xingu, formado pelas empreiteiras Copenge (SP) e a Gautama”.
O prefeito afirmou ainda que “vai prestar todos os esclarecimentos necessários ao BNDES sobre as suspeitas levantadas” e continuar trabalhando para que a cidade tenha esta obra “que é vital para ter crescimento ordenado e que proporcionará melhor qualidade de vida”.
(Atualizada às 18:31hs)