sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Câmara pode votar aumento no repasse a municípios após analisar três MPs

PUBLICIDADE

A conclusão do primeiro turno de votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta em um 1% os repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é o destaque da pauta do plenário, que volta a ficar trancada por medidas provisórias. Antes de poder terminar a votação da PEC 58/07, os deputados terão de votar as MPs 360/07, que cria a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; 361/07, que permite a contratação emergencial de cem controladores de tráfego aéreo; e 362/07, que reajusta o valor do salário mínimo de R$ 350 para R$ 380 desde 1° de abril.

Na quarta-feira, a Câmara votou a PEC e um destaque para votação em separado (DVS) do PSDB, que foi rejeitado. O destaque queria transformar de anual para mensal o repasse adicional aos municípios. Como o resultado da votação (317 votos contra 118) foi apertado e o quorum ficou baixo, vários líderes partidários decidiram adiar os outros destaques e orientaram suas bancadas a obstruir os trabalhos. O quorum nas votações de PEC é de 308 votos.

A principal mudança em relação ao texto que já tramitava na Casa é a limitação do repasse maior, em 2007, à arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) realizada a partir de 1º de setembro deste ano. O governo justifica a medida em razão da falta de previsão orçamentária e de folga fiscal para repassar o percentual sobre a arrecadação do ano todo, como será de 2008 em diante.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE