PUBLICIDADE

Câmara de Sinop mantém veto à projeto “semana de incentivos à doação de órgãos”

PUBLICIDADE

A sessão dessa segunda-feira, na Câmara de Sinop, durou pouco mais de três horas. Durante esse tempo os vereadores analisaram, discutiram e votaram projetos, indicações, moções e pareceres. Dois projetos foram encaminhados às comissões, o que define as diretrizes para o transporte escolar dos alunos da rede municipal, e o que nomeia a Praça P-6 (cruzamento das avenidas Jacarandás e Flamboyants) de Luiz Carlos de Oliveira, mais conhecido como “Luizinho Boiadeiro”, de autoria do vereador Chicão do Varejão (PFL).

Os vereadores também votaram o veto total ao projeto de lei nº 228/2006, que trata sobre a implantação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos. A matéria foi aprovada pela Câmara em outubro deste ano. A decisão do Executivo foi amplamente discutida e dividiu a opinião dos parlamentares. Apesar dos argumentos apresentados, principalmente pelo vereador Valdemar Júnior (PPS), autor do projeto, o veto acabou sendo mantido com quatro votos a favor e com cinco contrários. Não concordaram com a decisão os vereadores José Pedro Serafini (sem partido), Gilson de Oliveira (PP), Mauro Garcia (PPS), Tião da São Camilo (PMDB) e Valdemar Júnior. Para o veto ser derrubado seriam necessários seis votos contrários.

O decreto legislativo, do primeiro secretário Juarez Costa (PMDB), que concede Título de Cidadã Honorária Benemérita a Maria Aparecida de França Guerra, foi aprovado em segunda e última votação. Ela é responsável pelo Projeto de Restauração de Vidas, desenvolvido pelo centro de recuperação de dependentes químicos Ebenézer, e a homenagem é o reconhecimento pelo importante trabalho social na recuperação de vidas.

O outro projeto que recebeu aval do plenário foi o apresentado pelo vice-presidente da Câmara, Gilson de Oliveira. A proposta promove alterações na lei nº 899/2006, que nomeia a escola Jardim Violetas de Professor Jurandir Liberino de Mesquita, feita pelo próprio parlamentar. O vereador explicou que a retirada do apelido “Jura”, como era chamado, do nome da escola, serve para atender a um pedido feito por familiares do professor. A mudança foi aprovada em primeira e única votação.

Também foram aprovadas oito indicações, além de dois pareceres e duas moções de aplauso. Uma das homenagens será entregue aos atletas de handebol, do colégio CAD – Cristhiane Archer Dal’Bosco, que conquistaram o vice-campeonato de Handebol etapa Nacional das Olimpíadas Escolares 2006, categoria 12 a 14 anos. A moção foi concedida pelo vereador Chicão do Varejão.

A outra moção entrou extra-pauta e foi apresentada pelo vereador Jorge Muller (PSDB). O parlamentar e demais vereadores querem homenagear a empresa Paloma Veículos e funcionários pelos serviços sociais prestados em parceria com o Lions Clube de Sinop. Segundo Muller, a empresa sempre esteve presente na realização de promoções beneficentes com o objetivo de ajudar famílias carentes do município.

Os parlamentares fizeram ainda a entrega de homenagens à personalidades que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento do município. Na sessão os professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Sinop, Aumeri Carlos Bampi, e Fiorelo Pícoli, receberam a Comenda Colonizador Ênio Pipino. O empresário e ex-vereador, Waldemar Brandão, também foi o homenageado da noite. Ele recebeu dos parlamentares o Título de Cidadão Sinopense Honorável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE