A assessoria jurídica da prefeitura de Sinop já concluiu a análise do projeto do Plano Diretor do município e o remeteu de volta à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, onde os técnicos, engenheiros e arquitetos estão fazendo os últimos ajustes antes de encaminhá-lo para a Câmara Municipal. A informação foi repassada ao Só Notícias pelo prefeito Aparecido Granja. “Acredito que no decorrer da próxima semana, entre 07 e 14 de setembro esse plano estará sendo encaminhado para a Câmara, para que também o legislativo tenha o tempo necessário para que possa fazer o estudo ou alguma emenda que entendam que possa ser feita”, afirmou ele.
O plano diretor do município estabelecerá o crescimento ordenado da cidade com leis e regras para criação de bairros, tamanho de ruas e avenidas, locais para implantação de rede de esgoto, dentre tantas outras questões. O projeto deve ser analisado e votado pela Câmara Municipal até 10 de outubro, prazo final dados aos municípios para aprovação do Plano Diretor.
O Plano Diretor é formado por diretrizes básicas como transporte e mobilidade, uso e parcelamento do solo, educação, criação de alternativas econômicas e dele vai derivar vários planos e leis complementares.