Na próxima segunda-feira, os vereadores retomam as sessões ordinárias, encerrando o recesso parlamentar que teve duração de 15 dias. Neste período, muitos vereadores mantiveram reuniões em comunidades, associações e conversaram com lideranças de bairros com o objetivo de buscar soluções para determinados problemas e elaborar projetos. Na capital, alguns buscaram recursos e pleiteando obras para benfeitorias em Nova Mutum. Para o presidente, Unírio Schirmer (PR), o recesso parlamentar serviu para todos, tomarem um "fôlego" e retornar para o segundo semestre com mais empolgação. "Nesse recesso, nem todos os vereadores saíram da cidade, ficamos atendendo normalmente aqui na Casa de Leis e fora daqui também, tivemos apenas uma folga, para voltar agora para esse 2º semestre com mais força, com mais garra e muito mais determinação, buscando o bem da comunidade e reivindicando as necessidades constatadas nesse recesso junto aos munícipes" finalizou.
A secretaria da câmara, juntamente com as assessorias estiveram em atendimento normal também, durante o período do recesso parlamentar, protocolando, analisando e despachando documentos, Projetos de Lei e Indicações dos vereadores.
Luiz Carlos, vice presidente do Legislativo mutuense, salientou que o recesso parlamentar não permitiu que os vereadores parassem devido à demanda no atendimento a população. "Atendemos normalmente todos que nos procuraram, estivemos também, na capital do estado, junto aos nossos deputados buscando recursos e discutindo perspectivas melhores para Nova Mutum", finalizou.