A câmara municipal fez uma sessão solene, ontem à noite, para homenagear dois importantes líderes religiosos. O padre Reinaldo Braga Junior e Bispo Dom Canisio Klaus receberam, títulos de Cidadão Honorário de Nova Mutum, em Sessão Solene que aconteceu no pavilhão da Igreja católica. A comenda foi concedida por iniciativa do vereador Luiz Carlos Gonçalves (PP), vice presidente da Câmara Municipal. Também no município, o deputado Mauro Savi (PR), entregou ao padre Reinaldo Braga Junior, o título de Cidadão Matogrossense, concedido por ele e pelo deputado José Riva.
Contando com a presença de mais de 400 pessoas, emoção e gratidão, tomaram conta do evento que, para o presidente do Legislativo, vereador Unírio Schirmer (PR), foi um evento perfeito. “falar do excelente orador, desse sacerdote pacifista, desse construtor de amigos e evangelizador por excelência, Padre Reinaldo Braga Junior, não é uma tarefa muito fácil, graças a essas magníficas qualidades presentes na personalidade dele, é que nos dá o direito de caracterizá-lo como uma das grandes lideranças religiosas desta geração”, disse Ratinho.
Padre Reinaldo demonstrou gratidão a todos os presentes em um discurso de quase meia hora, agradeceu a todos por receber a maior honraria que a Casa de Leis pode dar em reconhecimento a uma pessoa. “Quero agradecer a todos os vereadores e a toda comunidade que me agracia com essa honraria, uma noite perfeita para mim e toda a minha família, todo gesto de gratidão de reconhecimento, faz bem, a gente fica feliz quando pode ser grato e também, quando recebe gratidão, um momento como esse de hoje a alegria toma conta do nosso coração e a gente se torna mais próximo, mais irmão, eu quero agradecer a todos, porque se, ao longo desse tempo alguma coisa a gente pode ser e fazer, é porque ouve o acolhimento da sociedade, é porque Deus nos dá essa graça, esse dom” disse.
Dom Canisio Klaus também salientou que o recebimento deste Título se deve ao resultado de um trabalho prestado e reconhecido pela comunidade e pelos vereadores. “Agradeço a comunidade e aos vereadores, especialmente ao vereador Luiz Carlos, que fez essa indicação, deixo claro que isso me estimula muito para continuar a minha missão como bispo, não mais aqui nesta Diocese, mas em minha cidade natal, o que deixamos por aqui, tenho certeza, que continuara produzindo frutos, porque não fiz em meu nome mas, sim, em nome da igreja e do povo de Deus, Nova Mutum uma cidade acolhedora, que dá oportunidades para quem chega, assim como eu, parabéns e fico grato pela honraria” finalizou.
Luiz Carlos, autor das honrarias da noite, expressou sua gratidão aos homenageados e em discurso emocionado salientou a importância dos dois para ele e para sua família. “É um momento de muita alegria para mim, minha família e para toda a comunidade de Nova Mutum, pessoas especiais são merecedoras dessa honraria, padre Reinaldo e o bispo Dom Canisio, se tornaram pessoas da família, pessoas onde nos espelhamos e nos confortamos com suas palavras expressadas no evangelho e que toca o coração de todos, só tenho a agradecer e parabenizar ambos, pelos serviços que Nova Mutum tem a graça de receber deles” finalizou.
Na mesma ocasião, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, através do Deputado Estadual Mauro Savi e José Riva, concederam o Título de Cidadão Matogrossense ao Padre Reinaldo Braga Junior, através da Resolução 1.621.
Deputado Mauro Savi frisou emocionado que em toda sua vida política, foram poucos os Títulos de Cidadão concedidos por ele e explicou a importância dessa honraria. “Quando você agracia uma pessoa de uma comunidade que anseia para que ele seja agraciada, é diferente. Eu sou um deputado que tenho 7 anos de mandato, não tenho 10 Títulos concedidos, tive 4 sozinho e 5 em conjunto com outros Deputados. Padre Reinaldo é uma pessoa que admiro e que sempre teve serviços prestados a Nova Mutum por isso resolvemos conceder esse título a ele”, disse.
Padre Reinaldo comentou da importância de um Título como este, de Cidadão Matogrossense e agradeceu pelo carinho recebido pelo deputado Mauro Savi. “Quero agradecer emocionadamente ao Deputado Mauro Savi e ao Deputado José Riva pela destinação deste Título a minha pessoa, como o Deputado Mauro Savi disse, não é qualquer pessoa que é agraciada com essa honraria, gostei muito de seu pronunciamento no tocante a família, só tenho a agradecer aos mesmos e também, a todos os deputados que votaram favoráveis a este Título” finalizou.
Mauro Savi ainda salientou a importância de uma pessoa fazer o bem à sociedade e que, fazer algo para a sociedade é de grande importância “trabalhar para a APAE, trabalhar para pessoas mais carentes ter um pouco mais de conforto, isso sim, é mais importante que qualquer honraria” finalizou