Será encaminhado às comissões projeto de lei enviado pelo prefeito Leandro Félix (União), que autoriza a prefeitura a destinar áreas públicas para a implantação de projetos voltados à agricultura de pequena escala, na sessão de amanhã. A proposta tem como objetivo viabilizar o polo integrado da agricultura familiar.
O texto prevê a criação de uma central de distribuição da agricultura familiar, destinada ao armazenamento, beneficiamento e comercialização de alimentos produzidos localmente. Também está prevista a implantação de um centro de pesquisa e experimentação agrícola sustentável, voltado ao desenvolvimento de tecnologias adaptadas à realidade regional.
“O projeto busca enfrentar desafios como a falta de infraestrutura, a dificuldade de acesso ao mercado e a insegurança quanto à posse da terra. A expectativa é que a iniciativa traga impactos econômicos, sociais e ambientais positivos, fortalecendo a agricultura familiar, promovendo a segurança alimentar e impulsionando a economia local”, diz o prefeito, na mensagem aos vereadores.
Outra ação incluída na proposta é a estruturação da vila orgânica de terras empreendedoras, que contará com 28 lotes rurais produtivos e moradias dignas para famílias agricultoras, promovendo fixação no campo, geração de renda e sucessão rural.
Para colocar o projeto em prática, o executivo pretende destinar três áreas públicas, sendo uma de 54,78 hectares e outras duas de 10,01 hectares cada. Esses espaços serão usados para atividades produtivas, hortas comunitárias, capacitações técnicas e ações de pesquisa e desenvolvimento, além da instalação de estruturas físicas de apoio à produção e comercialização de alimentos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.