Os vereadores aprovaram por unanimidade durante sessão plenária, hoje, o projeto de lei de autoria do Executivo Municipal, que prevê a volta do sistema de faixa verde na capital. Antes de aprovar a mensagem, entretanto, os parlamentares apresentaram uma emenda modificativa ao projeto que determina a isenção de pagamento nos locais próximos aos parques municipais, bem como a carência de 20 minutos para as vagas localizadas a 30 metros antes e depois das unidades de saúde.
A emenda coletiva também foi acatada por unanimidade dos parlamentares. O vereador Arilson da Silva (PT) chegou a propor outra emenda no sentido de isentar idosos do pagamento da tarifa. A proposta, entretanto, não foi acatada pelos demais vereadores sob a justificativa de que outras categorias também deveriam ser atendidas com o benefício.
A mensagem segue agora para a sanção do prefeito Mauro Mendes (PSB). O “Faixa Verde” deve voltar a funcionar em 2015. Desativado desde 2012, o item voltou a ser pauta junto a Câmara de Vereadores da Capital, por meio de Projeto de Lei do Executivo.
O sistema foi suspenso por notificação recomendatória do Ministério Público Estadual (MPE) à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU), após o contrato de concessão de gestão, na época de responsabilidade da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ser extinto.