PUBLICIDADE

Câmara aprova projeto incentivando doação de órgãos em Sinop

PUBLICIDADE

A 36ª sessão do ano na Câmara de Sinop foi acompanhada por dezenas de pessoas que lotaram o plenário, na sessão dessa segunda-feira. Eram produtores rurais, representantes de entidades, profissionais liberais, acadêmicos do curso de jornalismo, alunos da escola estadual Ênio Pipino, professores e população em geral, que acompanharam de perto os trabalhos do Legislativo.

Os vereadores analisaram e votaram dois projetos de lei, quatro indicações, além de três pareceres de comissões. A Moção de Apelo, que cobra do governo do Estado aumento no efetivo das Polícias Civil e Militar de Sinop, do vereador Chicão do Varejão (PFL), foi retirada de pauta. Além da moção, três indicações, também do parlamentar, não foram votadas. O motivo é que o parlamentar não pode participar da sessão devido a problemas de saúde e por isso foram retiradas. As matérias devem voltar à pauta na próxima sessão.

O projeto do vereador Valdemar Júnior (PPS), que trata sobre a implantação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos foi aprovado em segunda e última votação. Embora tenha declarado que ainda não é doador, Valdemar ressaltou a importância de incentivar a população a doar seus órgãos. “Quando uma pessoa perde sua vida, doando seus órgãos, ela pode dar a oportunidade de uma outra pessoa continuar a viver”, destacou.

Conforme o projeto, os trabalhos deverão ser desenvolvidos na última semana do mês de setembro, com ênfase no dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos. Uma iniciativa que ganhou reforço dos vereadores Gilson de Oliveira (PP), vice-presidente da Câmara, e o segundo secretário Mauro Garcia (PPS). Ambos declaram que tem parentes que necessitam de transplantes para continuarem a viver. Gilson tem uma irmã e Mauro, o pai.

Entre as indicações aprovadas estão: que cobra reposição de lâmpadas danificadas no sistema de iluminação pública, na estrada Adalgisa, do vereador Mauro Garcia; implantação de um ponto de ônibus com cobertura no bairro Boa Esperança, na Rua Paulo Pan, entre as Ruas 14 e 16, da vereadora Sinéia Abreu (PSDB); e a do vereador Tião da São Camilo (PMDB), que solicita a instalação de uma seção eleitoral na Comunidade Brígida, localizada cerca de 10 quilômetros do centro de Sinop.

Durante a sessão o vice-presidente, Gilson de Oliveira e o deputado estadual Dilceu Dal Bosco (PFL), reeleito nas eleições de três de outubro, receberam uma Moção de Aplauso idealizada pela vereadora Cleuza Navarini (PTB). A homenagem, segundo ela, “é o reconhecimento pela coragem e por acreditar no que pode ser feito na política em prol da sociedade”. As moções foram entregues pelas vereadoras Cleuza e Sinéia.

O advogado Luiz Carlos Negreiros, que representa a Associação dos Produtores Rurais do Norte de Mato Grosso, usou a tribuna e fez uma explanação aos vereadores sobre as ações de reintegração de posse, movida pelo empresário paulista Oscar Hermínio, que os produtores estão enfrentando na Justiça, e respondeu perguntas. A área requerida, 142 mil hectares, está divida em lotes e foi comprada por cerca de 350 produtores que hoje estão em plena atividade agropecuária.

O presidente da associação, Jéferson Dorneles Rodrigues, também falou sobre o assunto e finalizou seu discurso dizendo que os produtores irão defender suas terras até a última instância. “Defenderemos de forma justa e legal mesmo que seja com a própria vida”, declarou. Segundo ele, a média de ocupação das terras pelos produtores é de 28 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE