PUBLICIDADE

Câmara aprova criação de sistema de reinserção de adolescentes em conflito com a lei em Nova Mutum

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

Foi aprovada por unanimidade, ontem, a lei do poder executivo que cria o sistema municipal de atendimento socioeducativo para adolescentes em conflito com a lei (SIMASE), durante a sessão ordinária, na câmara municipal. Entre as medidas que passarão a ser adotadas está a prestação de serviços comunitários e a inserção no mercado de trabalho. O sistema será cofinanciado com recursos dos governos federal, estadual e municipal, mas não foi divulgado o valor.

Ficou designado que os adolescentes participantes do programa serão encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude e que a secretaria de Cidadania e Assistência Social será o órgão responsável pela gestão, enquanto a execução das medidas ficará a cargo do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), garantindo o acompanhamento individualizado de cada adolescente por meio de um plano individual de atendimento.

Além disso, a proposta prevê mecanismos de monitoramento e avaliação das ações, bem como a articulação intersetorial com áreas essenciais, como Educação, Saúde e Esporte, assegurando um atendimento integral e alinhado aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O prefeito Leandro Félix (União) afirmou na mensagem aos vereadores, que o projeto busca consolidar a política municipal de assistência social. “O objetivo central é garantir a efetividade das medidas socioeducativas”, “proporcionando um atendimento qualificado, que respeite os direitos dos adolescentes e promova sua reinserção social”, pontuou.

A iniciativa tem como fundamento a Lei Federal nº 12.594/2012, que criou o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa de alfabetização abre inscrições para educadores em Nova Mutum

A secretaria municipal de Educação publicou, esta manhã, o...

Vereadores cobram transparência na gestão do prefeito de Sorriso

A câmara aprovou requerimento cobrando da gestão do prefeito...

Secretaria aumenta remuneração de concurso público com 1,5 mil vagas em Mato Grosso

A secretária estadual de Educação (Seduc) anunciou que retificou...
PUBLICIDADE