O cacique Raoni Metuktire, da etnia caiapó, participou da cerimônia de posse do governador Pedro Taques. O próprio governador convidou o cacique, que em seu discurso defendeu os direitos dos indígenas às suas terras e também o cuidado com o meio ambiente.
Por meio de tradução simultânea, Raoni agradeceu o convite para participar da cerimônia e enalteceu o fato de Pedro Taques ter sido o primeiro governador a convidar os indígenas para a posse. “Durante a campanha, os políticos nos procuram e pedem apoio, mas depois nos esquecem. Pedro Taques é diferente, ele não esqueceu”, ressaltou.
Raoni disse que veio para conhecer o governo, para poder ajudar em decisões no que diz respeito aos indígenas e para falar sobre os problemas que preocupam as populações indígenas. “O que me preocupa muito são os problemas que estão sendo causados aos indígenas. Quero falar para ver o que pode fazer para ajudar o povo indígena, por causa das terras, das barragens. Vamos conversar para ficarmos em paz, nós, indígenas, na nossa área. O que preocupa é a PEC 215, que está causando problemas por causa da redução de terras. Queremos pedir para que o governador ajude os índios nessa parte, no governo federal”, concluiu.
O cacique também entregou um documento ao governador Pedro Taques.