PUBLICIDADE

Cacique mato-grossense é homenageado por Sting e diz que Lula prometeu vetar ferrovia Sinop-Miritituba

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O cantor americano Sting, da banda The Police, e sua mulher, Trudi Styler, gravaram um vídeo e divulgaram nas redes sociais homenageando o cacique mato-grossense Raoni Metuktire, líder da etnia Caiapó, no parque do Xingú. O artista e a liderança indígena são amigos desde a década de 80, quando foram a vários países em campanha pelo meio ambiente e pela Floresta Amazônica.

“Estamos muito orgulhosos de, no dia do meio ambiente, estar dizendo ‘olá’ para nosso querido amigo, Raoni. Você esteve à frente desta balha que todos nós temos lutado por 35 anos e você é um guerreiro tão importante, um lutador. Nós te amamos”, disse Sting.

“Raoni, nós vamos falar sobre você esta noite, estamos em uma arrecadação de fundos para o nosso Fundo da Floresta Tropical. Seu nome está sempre em nossos lábios e sempre será nosso querido amigo. Você é um guerreiro incrível, estamos seguindo seus passos e sempre estaremos aqui para você e com você e para todos os povos da floresta tropical”, complementou a mulher do cantor, Trudi Styler.

Raoni esteve em Brasília para a celebração dos 76 anos do Rei Charles III, a convite da Embaixada do Reino Unido. Em entrevista à BBC, ele afirmou que o presidente Luís Inácio “Lula” da Silva garantiu que irá vetar o projeto da ferrovia Sinop-Miritituba, a “Ferrogrão”. O cacique é contra o empreendimento por entender que é uma ameaça aos povos indígenas.

“Na verdade, eu já falei com ele (Lula) e falei que não era bom ele apoiar esse projeto porque ele ameaça os povos indígenas. Pedi pra ele não apoiar e não assinar nenhum projeto contra os povos indígenas. Ele concordou e disse que não vai assinar. O [Emmanuel] Macron [presidente da França] estava junto e pediu isso também porque é um projeto que não garante o bem-viver dos povos indígenas”, afirmou Raoni.

Em março deste ano, conforme Só Notícias já informou, Raoni se manifestou contrário à ferrovia durante a cerimônia de recebimento da homenagem dada pelo presidente francês, Emannuel Macron. Raoni foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França e a solenidade, realizada em Belém (PA), também contou com o presidente Luís Inácio “Lula” da Silva. O líder Kayapó aproveitou a oportunidade para se manifestar contrário à ferrovia que deve cortar a floresta Amazônica para ligar Sinop aos portos do Pará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputada de MT pede audiência para discutir possíveis irregularidades no acesso ao crédito rural

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural...

Sinop: prefeito assina nesta 3ª termo para construção de nova Policlínica

O prefeito Roberto Dorner, juntamente com o Superintendente do...
PUBLICIDADE