“Sonhamos com a possibilidade de sermos protagonistas num projeto eleitoral onde o PT poderá ser o cabeça de chapa para implantar no Estado o modo petista de fazer governo”. A declaração é do deputado estadual Ademir Brunetto, sobre o andamento das articulações do partido para encabeçar uma candidatura própria ao governo de Mato Grosso nas eleições de 2010. Ele acrescenta que está no também deputado [federal] Carlos Abicalil, o nome de maior expressividade da sigla para tocar o projeto. Segundo Brunetto, a candidatura de Abicalil representará a inserção do modelo petista, apoiado pelas bases populares, sociais, entre outras. “Sonhamos que o deputado Abicalil possa ser nosso pré-candidato e vamos trabalhar muito para isto”, declarou o parlamentar, ao Só Notícias.
Em Sinop, o deputado estadual disse ainda que a verticalização da candidatura da ministra Dilma Rousseff pode representar um espaço para consolidar a pré-candidatura de Carlos Abicalil em Mato Grosso. “Vemos nele [Carlos Abicalil] uma candidatura bem aceita pelas bases sociais. Entendemos que a negociação política tem que passar pela aprovação do povo. Não adianta acertarmos nos bastidores quem será o candidato se não acertarmos com o povo. Ele é um deputado com forte atuação e sonhamos com esta possibilidade”, ressaltou Brunetto.
Já o próprio Abicalil admitiu, durante encontro do partido em Cuiabá, estar disposto a concorrer a governador se esse for o projeto que também sirva como apoio à ministra. Integrante da base aliada do governador Blairo Maggi, o PT também poderá fazer parte da coligação com o PMDB, que tem o vice-governador Silval Barbosa como pré-candidato a governador, além do PR.