quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Botelho se licencia e Janaína assume presidência da Assembleia

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Mauricio Barbant/arquivo)

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM), adiantou-se em uma semana e hoje oficializou o pedido de licença para tratar de assuntos particulares, deixando o comando do Legislativo Estadual com a deputada Janaína Riva (MDB), vice-presidente. A confirmação foi feita ontem à noite, no final da sessão ordinária.

“Vou estar passando (sic) o comando desta Casa para a deputada Janaína Riva. Eu peço aos senhores que venham todos no período da manhã”, disse antes de ser questionado, de forma bem humorada, pelo deputado Wilson Santos (PSDB) sobre os motivos do afastamento. “É um misto de coisas que vou fazer, de coisas pessoais, coisas familiares, saúde, republicanas. Volto assim que conseguir resolver tudo. Devo voltar com a aparência mais jovem, rejuvenescida. E eu vou ficar, durante este tempo, acompanhando o discurso do senhor [Wilson Santos] pela TV Assembleia”, respondeu, também com bom humor.

A previsão dada semana passada pela deputada Janaína Riva era de que Botelho pediria o afastamento no dia 22. O anuncio de ontem foi surpreendente e adianta os planos da parlamentar, que deve ficar no cargo por aproximadamente quatro meses. Ela passa a ser a primeira mulher a presidir o parlamento.

Janaína Riva disse que a prioridade no período em que estiver à frente do Parlamento Estadual, será dar sequência às tratativas para encontrar uma solução ao problema da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá e aos assuntos macros como a falta de recursos para Saúde e Educação.

O período em que a emedebista estiver na presidência do Legislativo será de experiências e novidades. Embora tenha se aproximado do governador Mauro Mendes (DEM) nos últimos dias, ela não é correligionária do democrata e nem o apoiou nas eleições, quando subiu no palanque do senador, e sogro, Wellington Fagundes (PR).

No começo da gestão Mauro Mendes ela também discordou do governo ao apoiar o movimento sindical, que deve ganhar mais espaço nos debates parlamentares enquanto Janaína ocupar a presidência.

O que pode atenuar o ímpeto de Janaína e manter o bem relacionamento com o governo é a intenção da deputada em passar para o Executivo, possivelmente com uma candidatura à prefeitura de Cuiabá em 2020, o que fica mais fácil com o apoio do DEM.

(Atualizada 16:30h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...

Juara vai definir empresa para implantar câmeras de monitoramento no centro e bairros

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...
PUBLICIDADE