sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Botelho quer CPI da Energisa iniciando imediatamente as investigações

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mauricio Barbant/arquivo/assessoria)

O deputado Eduardo Botelho (DEM) pediu que a CPI da Energisa comece a funcionar logo “pois, é um problema que aflige todos os municípios do Estado. As reclamações são generalizadas tanto do pequeno, do médio ou dos grandes consumidores. As reclamações aqui são abundantes em relação a isso e no Procon tem aumentado assustadoramente”, afirmou. Para ele, é inadmissível o “descaso que a empresa demonstra ter com o consumidor, inclusive, em relação a atendimento, ao fechamento de agências e à redução de funcionários. “Tudo isso visando só uma coisa: visando lucro, resultado, e o consumidor que se dane porque pra eles [Energisa] interessa simplesmente o lucro!”, criticou o presidente da Assembleia.

Um dos principais motivos para criar a comissão é o aumento expressivo nas tarifas de energia nos últimos meses. A comissão começa ouvir depoimentos dentro de poucos dias e a superintendente do Procon estadual, Gisela Simona, é uma das primeiras e prestar esclarecimentos.

O relator da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB), propôs que a CPI tenha subrelatorias para agilizar a coleta de informações e apuração dos problemas e, no prazo inicialmente definido, 180 dias, apresente relatório conclusivo.

“O foco principal são as milhares de denúncias sobre a elevação injustificada dos valores das contas nos últimos meses. Mas vamos mais fundo, investigando os termos dos contratos da concessionária, as cobranças por estimativa, a falta de transparência e o descaso com as reclamações dos consumidores, para gerar ações concretas que impeçam estas práticas abusivas”, adiantou o relator. Avallone garante que a comissão identificará os responsáveis pelos abusos e encaminhará as conclusões para os órgãos responsáveis, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Ministério Público.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE