A Blitz Fiscal de Carnaval da Secretaria de Estado de Fazenda, realizada durante toda esta quinta-feira no Posto da Polícia Rodoviária Federal – São Vicente; no Trevo do Lagarto; e na estrada de Cuiabá para Chapada dos Guimarães (PRE-Manso), finalizou o dia com aproximadamente dois mil caminhões vistoriados, sendo em torno de 300 com fiscalização intensiva, e cerca de 25 com irregularidades fiscais.
Segundo os coordenadores da ação fiscal, João Carlos de Abreu e Mário César Martins de Arruda, o balanço geral da operação, inclusive com os respectivos valores arrecadados para os cofres do Estado, serão divulgados nesta sexta-feira à tarde, tendo em vista que a blitz fiscal vai durar 48 horas.
Estão sendo fiscalizadas, nos pontos estratégicos, pessoas físicas ou jurídicas que possuem ou conduzem mercadorias e documentos fiscais. “A fiscalização está verificando a regularidade das notas fiscais relativas às mercadorias em trânsito e ao serviço de transporte, para evitar sonegação fiscal”, destacou Márcio César de Arruda.
Durante o dia foram apreendidas mercadorias sem nota fiscal, caminhões com eixo erguido, entre elas: 30 caixas de uísque (pegas em um caminhão com eixo erguido); diversas caixas de cerveja sem nota fiscal; 1.500kg de queijo mussarela; 237m de coluna de concreto; e material gráfico. Além disso, algumas transportadoras foram retidas por não apresentarem nota fiscal das mercadorias, ou portarem documento fiscal sem aposição do carimbo do Posto Fiscal Flávio Gomes.
Os caminhões e mercadorias irregulares encontram-se retidas no local, aguardando pagamento para liberação.