sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Blairo visita hoje e e amanhã portos na Argentina e Bolívia

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi visita hoje e amanhã portos instalados na Argentina, Corumbá (MS) e Bolívia para verificar a operação e a infra-estrutura do transporte fluvial nestes locais. Acompanham o governador na visita secretários de Estado e os procuradores da República, Pedro Taques e Mário Lúcio Avelar, e o juiz federal Julier Sebastião da Silva.

Nesta quinta-feira (16.06) pela manhã, o governador, acompanhado da comitiva de Mato Grosso e autoridades argentinas, visita os portos, da cidade de Rosário, situado na Província de Santa Fé (Argentina). Os empreendimentos são administrados pela iniciativa privada, por meio de concessão.

Participam da visita aos portos o governador da Província de Santa Fé, Jorge Obeid; intendente da cidade de Rosário, Roberto Miguel Lifschitz (cargo equivalente ao de prefeito no Brasil); intendente do Ente Administrador do porto de Rosário (Enapro), Juan Carlos Venesia; e o representante do Idea, Andrés Von Buch. “A proposta da visita e conferir a capacidade portuária e a infra-estrutura que estes portos têm”, informou o assessor da secretaria de Assuntos e Projetos Estratégicos, Jefferson Carlos de Castro Ferreira Júnior.

Às 14h, Maggi participa como palestrante de um Seminário na cidade de Rosário que tem como tema a eficiência e transparência na gestão de Governo e a articulação do Executivo e sociedade civil. O governador da Província e o prefeito da cidade também participam como palestrantes. O evento é organizado pelo Idea, instituição empresarial, multisetorial e política que tem como área de atuação as relações humanas, logística e jurídica. A entidade foi fundada em 1960 e reúne atualmente 500 empresas argentinas e multinacioanais associadas. É a mais importante instituição do gênero na Argentina.

Nesta quinta-feira à noite, a comitiva liderada pelo governador chega a Corumbá (MS), onde participa de jantar com administradores e empresários operadores da Hidrovia Paraguai-Paraná. Na manhã de sexta-feira (17.06), a comitiva visita os portos de Cinco Bacias, Granel e o porto da Administração da Hidrovia do Paraguay (Ahipar), instalados em Corumbá. “Este trecho da hidrovia já tem a concessão do Governo Federal, por meio de portaria do Ibama, para a navegação comercial de transporte de combustível”, disse o assessor da secretaria de Projetos Estratégicos. A vistoria no local será para os integrantes da comitiva conhecerem a infra-estrutura, tipos de embarcações, normas que regulamentam o transporte pela hidrovia.

Na sexta-feira à tarde, autoridades mato-grossenses conhecem os portos de Aguirre e terminal portuário da Graveta, na Bolívia.

Durante o Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal, realizado em Cuiabá, em março deste ano, as lideranças dos governos regionais e empresários do centro-oeste e sul-americano da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru decidiram que farão trabalho junto aos governos centrais para priorizar a Hidrovia Paraguai-Paraná como meio de transporte intermodal. Num dos painéis do Seminário o governador Blairo Maggi afirmou que certamente a discussão entre iniciativa privada e instituições daria condições para que o Governo de Mato Grosso soubesse como proceder para tornar real o empreendimento.

“É de interesse coletivo os rumos que daremos embasados em decisão jurídica e institucional, construindo um processo com regras claras, que proporcionem concorrência entre modais, adaptando o transporte ao rio e não o inverso, para que possamos integrar de forma efetiva a América do Sul”, destacou Maggi.

O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para o período da tarde de sexta-feira. Acompanham o governador Blairo Maggi os secretários de Estado: Terezinha Maggi (Setec), Cloves Vetoratto (Projetos Estratégicos), Marcos Machado (Meio Ambiente e Saúde), e Luiz Antônio Pagot (Infra-Estrutura).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Senador de MT defende redução da maioridade penal após homicídios de motoristas de aplicativos

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na...
PUBLICIDADE