O primeiro compromisso do governador Blairo Maggi, na África do Sul, onde será disputada a Copa do Mundo ano que vem, será no próximo dia 31, com o presidente do Comitê Organizador Nacional da coopa, Dany Jordan, que representa a Fifa e lidera toda a comissão organizadora do mundial. A comitiva mato-grossense, com 35 lideranças políticas e representantes do Corpo de Bombeiros, polícia e demais intituições, conhecerá os principais projetos para elaborar projetos da Copa 2014 pois Cuiabá será uma das subsedes.
“Essa viagem à África do Sul em especial, será muito pouco diplomática e muito executiva. Teremos a oportunidade de lidar com as pessoas que estão tratando diretamente junto ao Governo Sulafricano sobre Copa do Mundo. Além disso teremos a oportunidade de lidar com empresas alemãs, inglesas, italianas, que estão atuando diretamente nas obras de infraestrutura e na construção dos estádios. Visitaremos os estádios e essas obras. Vamos ver a forma como a África do Sul se preparou para cumprir o extenso calendário de obrigações que a FIFA emite por ocasião da Copa do Mundo e com isso observar e aprender com os erros e acertos cometidos”, explicou o secretário da Casa Militar, Alexander Maia.
Maia explicou que a comitiva se encontrará também com os Comitês Organizadores Locais, que segundo ele, em parte se assemelham com a agência que está sendo criada pelo Governo do Estado.
O governador Blairo Maggi embarca nesta terça-feira (25) para Angola, onde cumpre agenda diplomática em retribuição a uma visita feita este ano por uma comitiva de angolanos. Está é a primeira viagem internacional oficial que o governador realiza este ano.
Além de Maia, a comitiva do governo terá os secretários de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, de Planejamento, Yênes Magalhães, de Fazenda, Éder Moraes, da Casa Civil e Comunicação Social, Eumar Novacki, de Esporte, Baiano Filho, de Trabalho, Emprego, Cidadania e Ação Social, Terezinha Maggi, de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, de Turismo, Yuri Bastos e o Extraordinário de Políticas Ambientais, Adilton Sachetti.
“Participam da viagem pessoas do staff do governo como policiais e bombeiros militares. Temos também um grande número de pessoas ligadas ao setor privado como representantes da área da construção civil, da área de turismo, hotelaria, bares e restaurantes, além dos prefeitos dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande”, diz Maia ao afirmar que todo o processo de composição da comitiva foi o mais democrático possível, mas infelizmente nesta primeira viagem não deu para integrar todos que pretendiam ir. “Não descartamos viagens futuras para a Alemanha e Inglaterra, para buscar principalmente as tecnologias ligadas à segurança.