Após quatro horas de reunião com o secretariado ontem à tarde, o governador Blairo Maggi cobrou a redução ainda maior nas despesas de custeio e marcou para dia 30 de junho a apresentação do balanço semestral das contas do Governo ponderando que serão toleradas apenas aquelas previstas no orçamento. “O governador vai cobrar com austeridade a redução de gastos, determinou cortes drásticos das despesas com emissão de passagens, pagamento de diárias de pessoal e contratação de funcionários”, expôs o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, ao lembrar que logo após a reunião com todo o secretariado, o governador deu início a outra reunião dessa vez só com o núcleo sistêmico – composto pela Sefaz, SAD, Seplan, Casa Civil e Auditoria Geral.
O tradicional encontro do staff do Governo foi marcado ainda pela participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, e o líder do governo na AL, deputado Mauro Savi. Segundo informou o porta-voz do Governo, o objetivo é estreitar relacionamento entre os Poderes e abrir um canal direto com o Legislativo. “Temos que preencher algumas lacunas e criar essa comunicação institucional direta. Não podemos permitir que questões pontuais deixem de ser resolvidas pela demora em tramitação de documentos como, por exemplo, os requerimentos da Assembleia. Teremos um assessor [Carlos Boon] que ficará à disposição dos deputados na Casa de Leis e além de trazer as demandas aos chefes de cada Pasta, dará respostas mais rápidas e ágeis aos deputados que levarão isso às suas bases”, explicou Novacki.
O presidente da AL, deputado José Riva, enalteceu a iniciativa do Governo e sugeriu que mais reuniões fossem feitas entre os secretários e os deputados, ou seja, que o encontro aconteça de forma regular. “Acredito que este seja de fato o melhor momento entre o Executivo e o Legislativo pela sintonia entre os Poderes. O governador foi feliz em abrir as portas aos deputados e sugerimos que essa iniciativa aconteça com frequência”, disse Riva.
Novacki declarou que a decisão será tomada até o final dessa semana quando deve ser anunciada pelo líder do Governo, deputado Mauro Savi, a data do próximo encontro e o formato da reunião. “O governador achou a sugestão bastante salutar e acredita que tanto os projetos da AL quanto os programas de Governo precisam de fato ser discutidos em conjunto. Estaremos agendando a data da próxima reunião entre secretários de estado e deputados”, lembrou.
KATOOMBA – Na ocasião, Maggi cobrou ainda o envolvimento dos secretários com o encontro mundial de desenvolvimento sustentável ‘Katoomba’, que acontecerá entre os dias 1º e 4 de abril em Cuiabá. O Katoomba Global Meeting é mais um passo do governo de Mato Grosso marcando presença em fóruns internacionais de Meio Ambiente. No ano passado, o governador Blairo Maggi esteve presente em um encontro de governadores de todo o mundo para discutir o futuro das florestas, realizado em Los Angeles, na Califórnia.