quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Blairo Maggi lidera intenções de voto para o senado, aponta pesquisa Ibope

PUBLICIDADE

O atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), é o mais cotado para assumir uma das duas vagas de Mato Grosso no Senado, no próximo ano. É o que aponta uma pesquisa feita pelo instituto Ibope. Segundo o levantamento, Maggi tem 33% das intenções de voto, na modalidade estimulada (quando uma lista de possíveis candidatos é apresentada e é dada a opção ao entrevistado para escolha de dois nomes), seguido por Jayme Campos (DEM) e Mauro Mendes, ambos com 23%.

Na mesma modalidade estimulada, estão o procurador Mauro (13%), o deputado federal Nilson Leitão (9%), Antônio Joaquim (5%), José Medeiros (5%), Antônio Joaquim (5%), a ex-reitora da Unemat, Maria Lúcia (5%), Adilton Sachetti (4%) e o vice-governador Carlos Fávaro (3%). Dos entrevistados, 19% responderam que votariam em branco ou nulo. Outros 12% não souberam ou não quiseram responder ao levantamento.

Maggi também aparece com a maioria das intenções de voto em outra modalidade da pesquisa, também chamada de “estimulada”, mas que dá ao entrevistado a opção de escolher apenas um nome na lista. Neste caso, o ministro teria 23% dos votos e Jayme Campos, 14%. Mauro Mendes (11%), procurador Mauro (7%), Leitão (5%), Medeiros (3%), Antônio Joaquim (2%), Maria Lúcia (2%), Adilton Sachetti (2%) e Carlos Fávaro (1%) completam a lista. Brancos e nulos somaram 19%. Não souberam ou não responderam somam 12%.

Blairo ainda foi o primeiro na modalidade espontânea (quando não é apresentada nenhuma alternativa aos entrevistados). Neste cenário, o progressista aparece com 7% das intenções de voto, seguido por Jayme Campos (4%) e Mauro Mendes (4%). Adilton Sachetti, José Medeiros, Maria Lúcia, Nilson Leitão, procurador Mauro, Lúdio Cabral e Wellington Fagundes aparecem com 1%, cada. Outros candidatos com menos de 1% das intenções somaram 3% do total. Brancos e nulos alcançaram 25%.

A pesquisa Ibope ouviu 812 entrevistados em 30 cidades mato-grossenses entre os dias 2 a 8 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Dos 812 entrevistados, 196 são da capital, 140 da região Sudoeste, 154 Norte e Nordeste e 322 Sudeste. Foram entrevistados homens e mulheres em diversos grupos de idade entre 16 e 17 anos, 18 e 24, 25 e 34, 35 e 44, 45 e 54, 55 e 64, e 65 anos para cima.

A formação dos entrevistados varia entre 4ª série do ensino fundamental a nível superior. Foram utilizados como fontes de dados para elaboração da amostragem o Censo 2010, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (PNAD-IBGE) de 2015 e dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2016 e estudos internos.

As informações foram divulgadas pelo jornal Diário de Cuiabá.  

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...

Estado avalia áreas para construção de novo hospital regional em Mato Grosso

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto...
PUBLICIDADE