sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Blairo empossa secretários e pede desenvolvimento com preservação

PUBLICIDADE

Durante a posse dos três novos secretários que assumiram as pastas do Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Saúde, na manhã desta segunda-feira (01.08), no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o governador Blairo Maggi disse que o desenvolvimento econômico e o respeito à lei ambiental podem ser conciliados. Para preservar o meio ambiente, a determinação é que a recém-criada secretaria do Meio Ambiente (Sema) também invista na educação ambiental.

A posse oficial de Marcos Machado (Meio Ambiente) – há mais de um mês no cargo -, de Cloves Vettorato (Desenvolvimento Rural) e de Augustinho Moro (Saúde) teve as presenças da primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, da vice-governadora, Iraci França, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Jurandir de Lima, de outras autoridades, deputados, prefeitos, secretários de Estado, dirigentes de autarquias, prefeitos e empresários. Para Maggi, o fato de os novos secretários já serem integrantes do governo significa a continuidade das políticas já estabelecidas. O governador também fez questão de ressaltar que não haverá mais mudanças no secretariado.

“A responsabilidade é de todos. Vamos crescer com justiça social e respeitando o meio ambiente. A responsabilidade pela educação ambiental é de todos, para que no futuro os resultados possam ser colhidos”, disse o governador, que concordou que, das três secretárias, a Sema enfrenta o principal desafio, até porque as demais secretarias, a de Saúde e Desenvolvimento Rural, já estão com programas em andamento. “Em consonância com o Ibama, a Sema vai buscar a equalização das duas legislações para ter uma política única no estado e que possa ter respaldo da legislação federal. É preciso dar um reordenamento definindo aquilo que é de responsabilidade do Estado e o que é da competência da União”.

No caso da Sema, Maggi enfatizou a necessidade de se adequar à legislação federal, mas sem abrir mão do crescimento. O governador lembrou uma conversa que teve com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente). “Eu disse que, para os pecuaristas e produtores já estabelecidos no Estado, seria mais cômodo se não houvesse a expansão da agricultura, pois os preços das commodities e também das terras ficariam mais valorizados. Mas daqui a dez anos, com o aumento das demandas, como é que ficaria o Estado, se não houvesse a possibilidade de crescer?”, indagou Blairo Maggi.

Vindo da administração anterior, e depois de ter passado por duas secretarias no atual governo (Administração e Saúde), o secretário Marcos Machado foi citado como exemplo pelo governador, pelo “espírito público que ele tem, independentemente da pasta em que atua”. “Machado está sempre disposto a assumir riscos. Ele organizou a Saúde e na hora de colher os frutos eu o chamei para outra missão [na Sema]. Ele é um plantador de sementes, um reorganizador”, disse. Maggi afirmou que tanto Marcos Machado como o novo secretário do Desenvolvimento Rural, Cloves Vettorato, saberão encontrar o meio termo para conduzir suas pastas, conciliando o desenvolvimento com o respeito à lei.

O governador também anunciou que uma das primeiras medidas dentro da nova política ambiental será a assinatura de um protocolo de intenções com o Banco do Brasil durante o fórum ambiental (entre os dias 3 e 5) para financiar a implantação dos manejos florestais. “É o primeiro passo para estancar o desmatamento e dar a possibilidade de as pessoas terem uma rentabilidade sobre o capital investido”, explicou.

Ao nomear Vettorato para a Seder, o governador destacou que sua decisão foi em função da crise que a agricultura vem enfrentando e por ser Vettorato um profundo conhecedor do agronegócio. Jilson Francisco, secretário interino que volta para a Agricultura Familiar, terá todo o apoio do governo para ampliar ainda mais as ações em favor do pequeno produtor.

Outro integrante da Seder nomeado pelo governador e que também tomou posse foi o ex-prefeito de Cuiabá e ex-deputado federal, Manoel Antonio Rodrigues Palma. Maggi destacou sua capacidade e também elogiou sua postura, que decidiu aceitar o convite para contribuir com o governo depois de ter sido convidado pelo ministro Márcio Fortes (Cidades) para assumir a secretária-geral do Ministério.

Em relação à secretaria de Saúde, Maggi disse que o nome para ocupar a pasta foi procurado dentro do governo e a escolha recaiu sobre Augustinho Moro por sua “capacidade de se moldar dentro do sistema de governo”. “Ele terá total autonomia, mas é um homem que trabalha em equipe”, ressaltou. Em concordância com a solicitação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, de que a Saúde interiorize mais suas ações, Maggi disse que a determinação é esta. “Não duvido que Augustinho faça um grande trabalho”, afirmou o governador.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Senador de MT defende redução da maioridade penal após homicídios de motoristas de aplicativos

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na...
PUBLICIDADE