O comitê de Mato Grosso para a Copa Fifa Brasil 2014 terá que acelerar o ritmo de tomada de decisões e obras para o evento esportivo do qual Cuiabá é cidade-sede. “Problemas deverão vir com o andamento da Copa do Mundo. Todos eles são bastante claros em dizer que as exigências são muito grande e tem que brigar para ter muitas coisas. A Fifa sugere que seja feito obras para pessoas”, avaliou o governador Blairo Maggi em teleconferência da Àfrica do Sul para jornalistas em Cuiabá.
“Nós não temos mais tempo a perder. Eles começaram um ano antes do que a gente está agora. O que fica de lição quando voltar ao Brasil é temos que pensar em obras com urgência. Eles estão correndo desesperadamente para cumprir prazos”, relatou há pouco.
O tempo demorado de licitação é apontado como um dos obstáculos que pode complicar andamento de obras. Esta foi a constatação de Blairo. “O tempo passa muito rápido. O maior problema que eles tiveram foi licitação. A licitação é difícil, demorada”, disse. “Vai ser mais difícil do que nós imaginamos de fazer Copa. Não será tarefa fácil. É algo que reserva surpresa. Mas a determinação do povo de Mato Grosso de fazer essa Copa superará todos os obstáculos que vimos aqui”, avalia.
Apesar de cinco anos, ele reiterou o que havia dito no início da teleconferência, onde visita obras e estratégias do governo sul-africano para a Copa de 2010, que será no país. Cuiabá é cidade-sede da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.