O governador Blairo Maggi participa, esta manhã, em Nova Iorque, do fórum ambiental promovido pela ONU -Organização das Nações Unidas- sobre a “amazônia: conservação e exploração racional”. Blairo fará uma palestra e participará dos debates sobre devastação, aquecimento global e desenvolvimento sustentável com diversas lideranças mundiais, como o ex-presidente americano Bill Clinton.
Só Notícias apurou que o governador deve reafirmar, na ONU, o posicionamento adotado, nos útlimos dias, em encontro com ONGs americanas, banqueiros e empresários para que os agricultores de Mato Grosso sejam compensados financeiramente por não desmatarem os 20% das áreas que têm direito para plantar soja, arroz, milho, algodão e cana. O governador, que é um dos maiores produtores de soja do mundo, foi, em anos anteriores, duramente criticado por abertura de áreas no Estado para ampliar a produção agrícola. Blairo já declarou que, como empresário do agronegócio, não abre mais um palmo de área para ampliar a produção e agora tem adotado um discurso “verde”.
O encontro na ONU será o penúltimo compromisso oficial das lideranças mato-grossenses ( vice-presidente da Assembléia, Dilceu Dal Bosco, secretários estaduais Luiz Daldegan, de Meio Ambiente, Cloves Vetorattos, Assuntos Estratégicos, e os presidentes da Fiemt e Aprosoja). Eles seguem na quarta-feira para outro estado americano e retornam no final de semana para Mato Grosso.
Leia mais
Exclusivo: Blairo diz nos EUA que caíram barreiras contra BR-163 e pede apoio ambiental