Já está em andamento o processo licitatório para a recuperação da pista do aeroporto de Sinop. A confirmação foi feita agora há pouco, pelo governador Blairo Maggi, que passou em Sinop e segue para Vera (80km de Sinop) onde participará de inaugurações. Ele reafirmou o remanejamento de cerca de R$ 1 milhão, que seriam destinados à área esportiva, conforme anúncio feito na semana passada pelo secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho, e o prefeito Nilson Leitão.
“O recurso está assegurado. Nós íamos fazer um investimento na cidade na área de esporte, mas, em função da necessidade e até da emergência de fechar essa pista, que seria um transtorno para Sinop, foi feito esse remanejamento”, enfatizou. Ele acrescentou que as obras começam imediatamente após ser concluída a licitação. “Agora é só uma questão de tramite de papel”, salientou.
Maggi voltou a afirmar que o Estado também apoia o município nas obras de iluminação da pista para receber vôos noturnos. A prefeitura pleiteia os recursos desde o ano passado. Na semana passada, o prefeito Nilson Leitão anunciou que a verba, de R$ 1 milhão, foi liberada e em breve devem iniciar as obras. “Os recursos para o balizamento também estão garantidos e se não tiver garantia por parte do Governo Federal o Governo do Estado irá fazer também”, concluiu Blairo.
Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) cobrou que fossem feitas adequações urgentes na pista do aeroporto sinopense para que também possa receber vôos com aeronaves boeing 737. É um avião deste modelo que está operando com vôos noturnos até Alta Floresta, na rota que inclui Cuiabá e São Paulo. Sinop também está inserida, mas depende da adaptação.
Em Vera, Blairo Maggi inaugura uma escola estadual e o asfaltamento da avenida Otawa. No final da tarde ele retorna para Cuiabá. Acompanham o governador o prefeito de Vera, José Nilton dos Santos, os deputados Dilceu Dal Bosco, Juarez Costa e Sebastião Resende, o federal Valtenir Pereira, e os secretários de Estado Ságuas Moraes (Educação), Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), Pedro Nadaf (Desenvolvimento do Turismo).