O secretário Marcos Machado pode deixar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente no final do mês que vem, quando vence o prazo estabelecido pela Federação Nacional do Ministério Público para que promotores que estejam ocupando cargos em governos retornem às suas funções no MP. Além de Machado, o secretário Celio Wilson (Segurança Pública) também deverá deixar o governo estadual.
Ontem, durante uma solenidade em Cuiabá, o governador Blairo Maggi disse que tem tentado fazer com que a federação do MP prorrogue esta decisão para o final do ano. Blairo uqer manter os dois promotores ( hoje licenciados de suas funções) no primeiro escalão de seu governo.
Mas Blairo já tem um plano B caso a resposta seja negativa. Ele pretende nomear o secretário adjunto da SEMA, Luiz Henrique Daldegan para comandar a secretaria, caso realmente o prazo de retorno de Machado ao Ministério Público seja mantido.
O governador não ventilou quem poderia substituir Celio Wilson. Mas, como tem optado por nomear integrantes do governo para o primeiro escalão, a tendência é optar por algum adjunto da Secretaria de Segurança Pública