O governador Blairo Maggi acompanha a comitiva de embaixadores dos países da União Europeia na visita ao município de Sapezal (480km a Noroeste de Cuiabá) e já estiveram na Aldeia Bacaval, da etnia Parecis em Campo Novo do Parecis onde conversaram com cacique Miriam Kazaizokairo que apresentou a cultura e formação do seu povo e destacou a relação harmonioza entre índios e não-índios naquela região. Neste momento, o grupo conhece a cidade e logo mais segue para visitas às fazendas locais com objetivo de conhecerem o modelo de produção sustentável desenvolvido na região.
Amanhã, irão a Alta Floresta, conforme Só Notícias j’ informou, onde participam de reuniões com a prefeita da cidade e lideranças municipais, e visitam o Parque Cristalino.
A comitiva é formada pelos embaixadores da Bélgica (Claude Misson), Dinamarca (Christian Albert Konigsfeldt), Eslováquia (Branislav Hitka), Finlândia (Ilpo Ilmari Manninen), França (Antoine Pouillieute), Hungria (Csaba Pólyi), Itália (Michele Valensise), Polônia (Jacek Junosza Kisielewski), Portugal (João Manue Guerra Salgueiro), Países Baixos (Onno Willem Corneli Hattinga van ´t Sant-Hulleman), Suécia (Annika Markovic e o esposo Drasko Markovic), mais o embaixador e chefe da Comissão Europeia em Brasília, João José Soares Pacheco.
Eles chegaram na capital de Mato Grosso, ontem, com interesse em estreitar relacionamento comercial com o Estado. Durante a tarde cumpriram agenda de reuniões na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Palácio Paiaguás, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) e Assembleia Legislativa. A visita prossegue até segunda-feira.