O deputado federal Carlos Bezerra será reeleito hoje presidente estadual do PMDB. Essa será a oitiva vez consecutiva que o parlamentar vai dirigir a legenda, o que lhe garantirá 16 anos ininterruptos na presidência da agremiação, o maior tempo de comando entre todas as siglas do Estado.
A previsão é de que Bezerra será reeleito por aclamação durante encontro previsto para ocorrer das 8h às 12h na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá. De acordo com a legenda, hoje também vão ser escolhidos os 71 membros do diretório e 23 suplentes, além dos 11 membros da Executiva e o líder da bancada na Assembleia Legislativa.
Apesar dos 16 anos de comando, Bezerra nega a tese de autoritarismo no PMDB e rechaça o título de "cacique", atribuído a dirigentes que se mantêm nos cargos através de manobras. O presidente municipal do partido, Clóvis Cardoso, alega que a reeleição do deputado federal representa a vontade da maioria dos filiados. Atualmente, o PMDB em Mato Grosso conta com 22 prefeitos, 26 vice-prefeitos e 167 vereadores, sendo dois em Cuiabá (Domingos Sávio e Arnaldo Penha).
Prefeito por duas vezes de Rondonópolis (município a 240 km de Cuiabá), Bezerra foi também deputado estadual e federal, além de governador e senador. A reeleição de Carlos Bezerra vai reforçar o domínio que o parlamentar tem sobre a legenda, mesmo com o recente fortalecimento político de outros correligionários, como o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e o vice-governador Silval Barbosa.