PUBLICIDADE

Base do Samu é inaugurada em Sorriso; “serviço de excelência”, diz prefeito

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza e Lucas Torres (fotos: Só Notícias/Lucas Torres)

Foi inaugurada, esta noite, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Sorriso. Formada por 24 profissionais, a equipe terá à disposição duas ambulâncias, com oito condutores, oito enfermeiros, quatro médicos e quatro técnicos de enfermagem.

“O Samu é uma base de atendimento especializada e tem uma ambulância muito bem equipada, levando, inclusive, as condições de um médico em determinadas ocorrências. Hoje, inicia as atividades, de forma oficial, e a população recebe um serviço de excelência”, afirmou o prefeito Ari Lafin.

A base fica aos fundos do Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME). Um dos veículos é equipado com suporte avançado de UTI móvel. O Samu irá trabalhar em ocorrências graves como acidentes de trânsito, por exemplo, ou casos mais simples, auxiliando até mesmo no transporte de pacientes para as unidades médicas.

“A partir de hoje, quem liga no 192, aqui em Sorriso, vai poder falar com um médico. Se for um problema mais grave, um médico vai até a sua casa. Se for mais simples, vai ambulância com enfermeiro, ou o próprio médico, por telefone, pode resolver. O importante é que agora temos isso disponível”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Luís Fábio Marchioro.

Os profissionais irão atender em um raio inicial de 50 quilômetros. “A nossa unidade é de resgate, pode ser em residência, ou trânsito, empresas. Estaremos à disposição para esse tipo de serviço. Vai minimizar a demora de alguém que precisa de apoio médico, por exemplo”, completou o coordenador do Samu, Diego Meneghel.

A equipe do Samu já vinha passando por treinamentos. O primeiro ministrado por uma equipe dos bombeiros e o segundo em Cuiabá com a equipe do Samu da capital estadual. Nos dois momentos, os profissionais trabalharam situações como abordagem em acidentes com urgência e emergência, com traumas, hemorragias e emergências clínicas; estabilização, classificação e regulação de vítimas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE