A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, já está em território sinopense. Ela juntamente com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, governador Silval Barbosa (PMDB), o senador Blairo Maggi (PR) e o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) estão reunidos, neste momento, na sede da Embrapa Sinop. Ao lado do chefe do órgão, Flávio Veloso, ela conheceu toda a estrutura da unidade sinopense.
Ao chegar em Sinop, a ministra reclamou do forte calor. Em seguida, algumas autoridades políticas e do agronegócio iniciaram discursos. O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), cobrou da ministra recursos do governo federal com relação as compensações devido a construção da usina hidrelétrica no município.
Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, cobrou maior investimento do governo federal em logística para Mato Grosso para auxiliar no melhor escoamento da safra.
A ministra será a última a discursar e, em seguida, irá até o campo experimental da Embrapa. Lá, ela realizará o lançamento oficial do plantio da safra de soja 2013/14.
Na safra em Mato Grosso, o Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE) projetou pouco mais de 23,4 milhões de toneladas, aumento de 7,2% em relação ao último ciclo. A área de cultivo passou de 6,9 milhões para 7,9 milhões (+ 13,3%). Para o milho a produção estimada foi de 20 milhões de toneladas, aumento de 28,1% em relação ao último ciclo. O aumento também foi previsto na área de cultivo, que passou de 2,7 milhões de hectares para 3,4 milhões (+ 25,1%).
(Atualizado às 15h10)