A justiça eleitoral recebeu, até agora, 276 pedidos de registros de candidaturas a vereador. Destes, 143 fazem parte da coligação do candidato a prefeito Ananias Filho (PR). 103 são dos partidos integrantes do Movimento Rondonópolis Muito Mais, encabeçado pelo candidato a prefeito Percival Muniz (PPS) e pelo vice Rogério Salles (PSDB). 30 candidatos são da coligação formada pelo PT e PT do B, que têm como candidato na majoritária Juca Lemos (PT) e o vice Francisco Gimenez, o Chiquinho do PT.
Se mantido este número, serão 94 candidatos a mais do que na eleição municipal de 2008. Mas o número pode aumentar porque, até amanhã, podem ser feitos pedidos de registros individuais, ou seja, pelo próprio candidato e não pelo seu partido ou coligação.
Outras alterações podem ocorrer porque a justiça eleitoral analisará a documentação de todos os pretensos candidatos e alguns podem não conseguir registros.
Apesar do aumento de número de vereadores de 12 para 21, a concorrência ficou menor do que na eleição passada. Em 2008 era uma vaga para cada 12,5 candidatos, já este ano a concorrência ficou em 11,6 por vaga.