segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Aulas serão suspensas em Sinop e secretaria disponibiliza número para identificar casos de Coronavírus

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

A partir da próxima segunda-feira serão suspensas as aulas para mais de 17 mil alunos até o 5 de abril, nas 34 escolas municipais de Sinop. A medida segue a recomendação do governo do Estado para precaver aglomerações e evitar a proliferação do Coronavírus (Covid-19). A expectativa é que as escolas particulares sigam o mesmo calendário. Apesar de não haver nenhum caso suspeito no município, a secretaria municipal de Saúde também está disponibilizando o número (66) 99995-1782 para que as pessoas que suspeitarem que estejam com os sintomas da doença falem com um profissional capacitado.

Se o profissional considerarem que os sintomas se enquadram, as medidas necessárias serão tomadas e os testes realizados. A partir desta quarta-feira, outros dois números serão disponibilizados. A medida é para evitar que as pessoas confundam os sintomas de outras patologias com Coronavírus, já que várias têm procurado atendimento médico preocupadas com a doença. Além disso, a partir desta terça-feira, estão suspensos todos os alvarás para realização de eventos, em um prazo de 30 dias.

“Conforme determinação do Ministério da Saúde e da secretaria de Estado de Saúde vamos adotar várias medidas. Ainda não temos nenhum caso, mas quando acontecer estaremos preparados. Já estamos nos preparando para tratamento. As atividades esportivas e qualquer evento da prefeitura estão cancelados. As aulas também serão suspensas, as férias escolares serão antecipadas. Estamos seguindo a risca todos os protocolos, não queremos que as pessoas deixem de conviver, mas é a título de precaução. Deixando a população precavida com cuidado, principalmente na higienização das mãos. Acompanhe as notícias, mas não propaguem as falsas. Estaremos criando um canal de comunicação entre a prefeitura, imprensa e entidade”, explicou a prefeita, Rosana Martinelli, há pouco, em entrevista coletiva.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Kristian Barros, os profissionais de saúde estão sendo treinados para atender a população em caso suspeito de Coronavírus. “Os profissionais estão sendo treinados para tirar todas as dúvidas dos pacientes e realizar esta consulta. Nenhuma unidade de saúde irá fechar. Todas estarão atendendo normalmente. Estamos criando um lugar específico para realizar estes exames. Esse local que colherá o exame vai ser após a consulta médica. É o médico que determina esse quadro suspeito ou não. No número disponibilizado será feito uma triagem com enfermeiro capacitado, após isso o agente de endemias também vai estar conversando com esse paciente e se for necessário chegará até uma videoconferência com o médico infectologista. Lembramos que não temos casos suspeitos em Sinop e isso é para precaução”.

Conforme Só Notícias já informou, em Sorriso, o Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus também anunciou o cancelamento das festividades de comemoração ao aniversário de Sorriso, que estava previsto para o dia 13 de maio. Além disso, serão suspensas as aulas da rede municipal a partir da próxima segunda-feira até o dia 5 de abril, podendo ser prorrogado o período.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE