O presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Gerson Francio, o Jaburu (PPS) e o vereador Xuxu Dalmolin (PFL) participarão de uma audiência pública em Brasília, amanhã. O evento, organizado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, irá discutir a violência da tropa de choque da Polícia Rodoviária Federal contra agricultores de Sorriso, praticada nos dias 18 e 19 de maio, durante manifesto na BR-163.
Os parlamentares integram uma comitiva formada pelo prefeito de Ipiranga do Norte, Ilberto Effting e pelos 10 produtores rurais que teriam sido atingidos por balas de borrachas e bombas de efeito moral disparadas pela PRF. Durante a audiência, em que estarão presentes autoridades e produtores de todo o país, os vereadores apresentarão um dossiê que denuncia a agressão cometida pela PRF contra os participantes do movimento Grito do Ipiranga.
O documento será entregue ao presidente da Comissão, deputado federal Abelardo Lupion (PFL/PR). “Nesse dossiê constam depoimentos de produtores rurais, empresários e autoridades. Também anexamos fotos, vídeos e reportagens divulgadas pela imprensa”, informou Dalmolin, que participou da elaboração do processo.
O vereador, que também é produtor rural, acrescentou que “espera que fatos como esses não se repitam em local nenhum”, finalizou.