As associações comunitárias devem ter prioridade nas concessões de rodovias a partir do ano que vem em Mato Grosso. A previsão é do vice-governador, Carlos Fávaro, que explicou, ao Só Notícias, que, ao final do processo de reconstrução, boa parte das deve ser concedida. Neste caso, afirmou, as organizações de cada região podem assumir as estradas e implantar pedágios com tarifas reduzidas. “É fundamental concessionarmos prioritariamente com estas associações”, avaliou Fávaro.
Em regiões onde a sociedade organizada não assumir as rodovias, o “plano B” do governo, segundo o vice, é abrir processo licitatório para a iniciativa privada. “Neste caso, vamos chamar o empresariado, pois, sabemos que há interesse devido ao alto volume de carga que passa diariamente pelas rodovias. O pedágio mais caro que existe é a falta de manutenção, os buracos, os acidentes e as mortes. A iniciativa privada deve e vai fazer parte da manutenção das rodovias em Mato Grosso”.
Em julho, conforme Só Notícias já informou, o governador Pedro Taques (PSDB) anunciou a transferência para a iniciativa privada de 14 trechos de rodovias estaduais e a instalação das praças e cobrança de pedágios dos motoristas. As estradas estão sendo recuperadas e, só então, deverá ser aberto licitação para escolher as empresas. Do total de rodovias, três trechos ficam em Sinop.
O primeiro posto de pedágio ficará no entroncamento da BR-163 com a MT-140, (que liga o município a Santa Carmem). Ficará sob concessão da iniciativa privada o trecho pavimentado da rodovia. O segundo ponto ficará próximo ao Camping Club, no entroncamento com a MT-220 e também caberá à empresa vencedora da concessão administrar o trecho pavimentado, no sentido Tabaporã. Por último, o governo concederá a rodovia MT-423, do entroncamento com a BR-163 até União do Sul.
Também foram repassados para a iniciativa privada a MT-170, do entroncamento com a BR-364 até Brasnorte; MT-242, no trecho que vai da MT-170 até Juara; o conhecido “trevo de Vera”, no entroncamento da MT-423 com a BR-163, até Feliz Natal; a MT-485, do entroncamento da BR-163, até o final do trecho com pavimento (Morocó); as MTs 487 e 443, do entroncamento da 163 até o final do pavimento (Gleba Barreiro); as MTs 243 e 242, no trevo da BR-158 até Querência; a MT-437, da BR-158, em Confresa, até o final do trecho pavimentado; a MT-412, da BR-158 até Canabrava do Norte; e, por fim, a MT-419, do entroncamento da BR-163 até Novo Mundo.
Cerca de três meses após o anúncio, o governo estadual anulou as concessões de sete rodovias, repassadas para a iniciativa privada no ano passado, durante gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) foram encontradas irregularidades nas concorrências públicas, como, por exemplo, inexistência de valor estimado dos contratos. As rodovias devem ser novamente concessionadas a partir de 2016.