sábado, 8/novembro/2025
PUBLICIDADE

Associação consulta tribunal sobre recurso do Fethab ser investido em obras urbanas

PUBLICIDADE

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) realizou uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a possibilidade de investimento dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação em obras urbanas. A solicitação foi feita, hoje, pelo presidente da entidade, Neurilan Fraga, em reunião com o presidente do TCE, Waldir Teis, os conselheiros Valter Albano, Antônio Joaquim e José Carlos Novelli, e o prefeito de Alto Garças, Cezalpino Mendes Teixeira Junior, Junior Pitucha.

Fraga explicou que a Lei nº 7.263, de 27 de março de 2000, que criou o Fethab, possibilita o investimento dos recursos em obras, como manutenção de vias pavimentadas e construção de praças e creches. “Com a chegada do período chuvoso o trabalho de recuperação das estradas não pavimentadas se torna mais pontual, no caso de atoleiros, por exemplo, o que proporciona uma folga financeira para investimento em outras demandas da população”.

O presidente do TCE determinou a criação de uma comissão, sob a coordenação do conselheiro Novelli, para estudar o pedido da Associação dos Municípios. “A comissão irá estudar a Lei do Fethab e as alterações posteriores para certificar a possibilidade do investimento”, explicou. Teis também afirmou que irá atender ao pedido feito pelo presidente da AMM de celeridade na análise e que é possível a conclusão dos trabalhos ainda no mês de novembro.

Para o prefeito Júnior Pitucha, a consulta demonstra a vontade dos gestores mato-grossenses em aplicar corretamente e com transparência o dinheiro público. “Graças ao empenho do presidente Neurilan, conquistamos a partilha dos recursos do Fethab que foi de extrema importância para os municípios e agora procuramos o Tribunal em busca de aval para atender outras demandas da população”, reforçou.

O repasse do Fethab pelo governo de Mato Grosso aos municípios é considerado uma grande conquista pela diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios.  O montante passou a ser depositado nos cofres municipais mensalmente no mês de abril deste ano, após uma ampla mobilização liderada pela AMM para assegurar o dinheiro às prefeituras.

Até o mês de setembro, os municípios já haviam recebido e aplicado mais de R$ 166 milhões na recuperação e manutenção das estradas municipais e estaduais não pavimentadas de todo o estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE