Uma equipe de assessores da presidente Dilma Rousseff (PT) desembarcou, hoje, por volta das 13h, no aeroporto municipal Presidente João Figueiredo. Cerca de 15 integrantes da comitiva vieram no avião presidencial, que ficou cerca de uma hora no município. Uma fonte de Só Notícias informou que a equipe tomou veículos particulares e seguiram viagem com destino a Lucas do Rio Verde. O avião presidencial já retornou à Brasília.
A equipe é composta por seguranças, assessores de imprensa, coordenadores da Casa Civil. Eles estão na região para traçar todo o cronograma e estudo da visita que a presidente irá realizar na terça-feira (11) em Lucas do Rio Verde. Na data, ela deve fazer o mesmo trajeto de sua equipe. Ou seja, pousar no aeroporto de Sinop e seguir de carro até o município, que fica a cerca de 150 quilômetros de Sinop.
Conforme Só Notícias informou, em primeira mão, a presidente estará em Lucas para fazer o lançamento nacional da colheita de soja, que deve ser ultrapassar 90 milhões de toneladas. Mato Grosso deve colher cerca de 29 milhões de toneladas, figurando entre os principais produtores nacionais e um dos maiores exportadores de grãos para inúmeros países.
A solenidade será no centro de pesquisas da Fundação Rio Verde. O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e o secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, farão parte da comitiva presidencial. Será a primeira vez que Lucas do Rio Verde recebe um presidente da República. A presidente vai conversar também com presidentes de entidades que representam o setor produtivo sobre crédito, logística, armazenamento e soluções a curto prazo para que os produtores possam ser mais competitivos no mercado externo.
A visita de Dilma a Lucas está sendo articulada desde o mês passado pelo ministro Antonio Andrade, pelo secretário Neri Geller e a ex-ministra da Casa Civil, Gleisi Hofmmann (que deixou o cargo na segunda-feira. Gleisi, inclusive, esteve em Sinop, ano passado, em solenidade na Embrapa.