PUBLICIDADE

Assembleias de MT e SP firmam parceria para cobrar promessas do governo federal

PUBLICIDADE

Mato Grosso e São Paulo firmaram parceria, hoje, por meio das Assembleias Legislativas dos estados, para debater com todos os demais entes da federação, temas de interesse coletivo, como o pacto federativo, o Fundo de Apoio à Exportação (FEX) e o fortalecimento do Poder Legislativo no Brasil.  O presidente da Assembleia mato-grossense, Guilherme Maluf (PSDB), foi escolhido como líder do movimento nacional, durante reunião com o presidente paulista, Fernando Capez (PSDB).

“Definimos durante o encontro que Mato Grosso e São Paulo vão se unir, buscando as demais Assembleias Legislativas do país, para promovermos um grande encontro nacional, com o objetivo de debater temas de relevância da sociedade. É emergencial que façamos uma ampla discussão sobre o pacto federativo, FEX e fortalecimento do Poder Legislativo”, afirmou Maluf.

 Maluf demonstrou ao presidente da Assembleia de São Paulo, a sua insatisfação com o Governo Federal quanto ao não cumprimento da liberação de R$ 1,9 bilhão da dívida que tem com os Estados, referente ao FEX, destes, R$ 400 milhões são para Mato Grosso. Sobre o assunto, Capez revelou que também está preocupado com o assunto e por isso, determinou a realização de um estudo sobre a dívida da União com o Estado e após a conclusão, irá compartilhar com os demais entes da federação.

“Nosso objetivo é cobrar a dívida, pois mesmo com a inclusão da rubrica que prevê a liberação dos recursos referentes às perdas da Lei Kandir, na peça orçamentária da União, aprovada pelo Congresso Nacional nesta semana, muitas vezes o acordo não foi cumprido.

Após a reunião em São Paulo, as duas Assembleias Legislativas iniciam os diálogos com os demais poderes legislativos para a realização do evento, que deve ocorrer no segundo semestre.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministra diz que estudos de ferrovia bioceânica cortando MT ficam prontos em menos de 2 anos

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou...

Aprovado projeto de senadora de MT endurecendo penas para crimes sexuais contra vulneráveis

Durante a reunião desta quarta-feira, a Comissão de Constituição...

Ministro defende ferrovia Sinop-Miritituba mas diz que projeto dependerá de dinheiro público

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira...
PUBLICIDADE