PUBLICIDADE

Assembléia vai mobilizar autoridades para recuperar BR-163 no Nortão

PUBLICIDADE

Equipes do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) estão trabalhando desde ontem (domingo) para recuperar o asfalto da BR-163 que cedeu por causa das fortes chuvas que atingiram a região no sábado . A cratera de 10 metros de extensão por cinco de profundidade interrompeu completamente o tráfego de veículos e deixou pelo menos quatro cidades isoladas: Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte e Novo Mundo.

A garantia da recuperação rápida da pista foi dada ao deputado Silval Barbosa, presidente da Assembléia Legislativa, que ainda no sábado entrou em contato com o coordenador da 11ª Unidade de Infra-estrutura Terrestre do DNIT, Laércio Coelho Pina. O coordenador informou ao deputado que as equipes estão trabalhando para restabelecer o tráfego na BR-163 em meia pista, liberando a passagem de carros e caminhões. Laércio Coelho Pina, disse que o rompimento de parte da estrada foi ocasionado por um volume atípico de água nas margens da rodovia, que teria transbordado com o aumento das chuvas.

O deputado Silval Barbosa (PMDB) também conversou hoje com o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, solicitando apoio para a recuperação imedidata das rodovias mais afetadas. A Defesa Civil também foi comunicada pelo deputado sobre a gravidade dos problemas que afetam vários municípios. Uma equipe do órgão deve percorrer os municípios para elaborar um relatório que pode subsidiar a decretação de Estado de Emergência na região. Com os decretos será possível agilizar a liberação de recursos federais.

“Estamos mobilizados e acionando todas as autoridades para devolver a normalidade ao tráfego na região Norte, pois toda a população está sendo afetada. Vamos contactar nossa bancada federal e o governo federal para agilizar a solução do problema o mais rapidamente possível”, disse Silval Barbosa.

A pista da BR-163 caiu próximo a Peixoto de Azevedo, onde o asfalto tinha sido feito recentemente. O bueiro não suportou escoar toda a água represada, que levou o asfalto. Em outro trecho o barranco caiu e uma parte da pista pode desmoronar.

Além da BR-163, a chuva destruiu também outras 30 pontes em estradas vicinais da região. Centenas de caminhões e carretas com produtos perecíveis estão parados em postos de combustíveis ao longo da BR, sem condições de seguir viagem.

As estradas vicinais são usadas para sair de Peixoto e seguir para outras cidades em direção ao Sul ( Itaúba, Sinop e Cuiabá). Segundo informações da prefeitura de Peixoto, os veículos leves estavam passando por uma estrada vicinal que dá acesso à 6ª Agrovila, em Terra Nova do Norte e a BR-163. Mas uma carreta acabou danificando uma ponte e o tráfego também foi interrompido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE