Em função do atraso no repasse do duodécimo para a Assembleia Legislativa, o Parlamento anunciou que o pagamento dos servidores, que é feito no dia 30 de cada mês, foi adiado para o dia 10 de dezembro. A nova data está atrelada ao compromisso do Executivo em regularizar os repasses no início do próximo mês.
“A Assembleia compreende o momento delicado da economia estadual, o cenário de crise nacional, e destaca que vai continuar se empenhando para otimizar os recursos do Poder Legislativo e colaborar para ajudar Mato Grosso a vencer esse momento de dificuldades”, afirmou a Mesa Diretora por meio de nota.
O primeiro-secretário da Casa, deputado Ondanir Bortolini, o “Nininho” (PSD), disse que acredita no esforço do governo para quitar os repasses aos Poderes. De acordo com ele, essa troca de datas deve acontecer somente este mês. “Assim que recebermos a outra parcela do duodécimo vamos completar os recursos para que possamos cumprir com nossas folhas. Nós já temos dois duodécimos retidos e defendemos o repasse desse mês para que o pagamento seja feito dentro do mês trabalhado e que nossos servidores não sofram, principalmente agora em final de ano”.
O governador anunciou que com a falta dos repasses federais, o duodécimo dos Poderes só será pago no próximo dia 5 de dezembro. A medida deve ser mantida até junho de 2017. Ao todo, as instituições tem direito a R$ 122 milhões. O montante que deveria ser transferido até o dia 26 é utilizado para pagamento de folha de pessoal.
“Infelizmente, não teremos condições financeiras de repassar o duodécimo. Somente no quinto dia útil do mês seguinte, como diz a Constituição Estadual. Eu sei da dificuldade disso, mas não tem jeito. Agradeço a compreensão de todos os chefes de Poderes, mas o que nós não temos é dinheiro para fazer o pagamento”, declarou o governador.