quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Assembleia retorna aos trabalhos com reforma da Previdência de MT como desafio e 3 eleições

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Fablicio Rodrigues/arquivo)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso retoma os trabalhos legislativos esta manhã com sessão solene para abertura dos trabalhos com a presença dos chefes dos poderes e apresentação da mensagem anual do governador Mauro Mendes (DEM), que não confirmou se estará presente ou se, a exemplo do ano passado, será representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. Os trabalhos efetivos, de votação, começam na terça-feira com a realização da sessão vespertina, seguem na quarta-feira com outras duas sessões ordinárias e terminam na quinta de manhã com a última sessão da semana.

A mesa diretora espera que 2020 comece como terminou o ano passado, com discussões envolvendo os servidores públicos. A prioridade é pautar a reforma da Previdência de Mato Grosso, que começou em dezembro com o aumento da contribuição dos servidores estaduais de 11% para 14% dos salários. Para este ano, conforme plano do governo, a intenção é aprofundar a reforma e mexer, entre outras coisas, na regra das datas de aposentadoria.

O projeto Cota Zero de peixes no rio de Mato Grosso, que visa limitar o transporte de peixes e, indiretamente, diminuir o volume de pescados retirados dos rios, também deve entrar na pauta logo no primeiro semestre. A matéria, que em dezembro foi escanteada por causa da minirreforma da previdência, aguarda posicionamento da comissão especial com informações técnicas sobre o tema.

Outro assunto que deve chamar a atenção do parlamento estadual são as eleições. Para os deputados, serão três neste ano. No dia 26 de abril tem o pleito suplementar para escolher o substituto da senadora cassada Selma Arruda (Podemos), em outubro tem as eleições municipais e, antes disso, na última sessão de setembro tem votação para a escolha da Mesa Diretora da Assembleia.

Apesar do ano agitado, a atual Mesa Diretora ainda não preparou calendário especial para liberar os deputados nas campanhas eleitorais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE